Páscoa

Páscoa, uma data tão especial que merece um espaço carinhoso dentro de nosso blog. 

Páscoa: sua história

Páscoa
Coelhos como símbolo da Páscoa
A Páscoa surgiu há muito tempo atrás como uma comemoração religiosa. O termo Páscoa vem do latim Pascae. Na Grécia o termo que denomina é Paska e em hebraico, o termo mais antigo que conhecemos desta festividade é Pesach que significa passagem.

Na região do mediterrâneo, há milhares de ano já se comemorava uma festa de passagem, que representava a passagem do inverno para a primavera no hemisfério norte. Esta festa era comemorada na primeira lua cheia da época das flores. A chegada da primavera sempre foi um período muito comemorado, visto que representa a sobrevivência ao rigoroso inverno.

Já para os Cristãos, a data é a celebração da ressurreição de Cristo. A comemoração acontece no domingo seguinte a lua cheia, após o equinócio de Primavera. Para eles, a semana anterior à Páscoa é a Semana Santa, que inicia no Domingo de Ramos - a chegada de Jesus em Jerusalém.

O início da primavera representa o momento em que as produções agrícolas se desenvolvem, chegam as flores que produzirão os frutos no verão. O Coelho surge como símbolo da fertilidade pois se reproduz rapidamente.

Em uma época de alto índice de mortalidade, a fertilidade era simbolo de preservação, nascimento e esperança de novas vidas. Por isso a Páscoa representa a esperança de uma vida nova.

Toda essa cultura foi trazida ao Brasil pelos imigrantes que mudaram de hemisfério e continuaram comemorando sua cultura. A páscoa foi trazida ao Brasil entre o final do século XVII e início do XVIII, pelo imigrantes Alemães.

Páscoa e seus Símbolos

Ovos de Páscoa - O mais esperado pelas crianças.

O ovo trás a ideia de começo da vida, este é um significado muito antigo. Presentear amigos com ovos significava um desejo bom, de renovação. Várias culturas mantinham o costume de presentear com ovos, e por tratar-se de presentes, os ovos passaram a ser coloridos, enfeitados. Apesar disso, o sentido sempre foi de renovação.
Para os persas, os ovos eram sagrados pois simbolizavam a origem da terra. Para os cristãos representam uma nova vida, renovação. Mensagens foram incorporadas aos ovos, como forma de presente ao amigos. 

Nos séculos XVIII a igreja passou a doar ovos bentos que eram pintados pelos cristãos com as cores da primavera. Mais tarde os ovos foram substituídos pelos ovos de chocolate ou ovos ocos com guloseimas dentro.

Coelho

É o símbolo da fertilidade, seja no sentido de fecundidade da terra (primavera) ou seja no caráter cristão onde trata-se da fecundidade da missão de propagar a palavra de Deus.

Cordeiro

É o símbolo da aliança feita com Deus e os Judeus. Representa a fuga do Egito, a travessia do mar vermelho. Para os Cristão o cordeiro é o próprio Jesus.

Círio Pascal

É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos".
Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.
O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.


Girassol

Representa a luz, o sol, o astro rei, todos símbolos do caminho da verdade.
O amarelo intenso do girassol, a abundância de pétalas e o fato de estar sempre virado para o sol, o tornam símbolo do caminho para a verdade, do caminho da vida.

Pão e vinho
O pão e o vinho simbolizam a aliança de Deus com os homens.

Colomba Pascal

 Trata-se de um bolo em formato de "pomba da paz" e significa a vinda do Espírito Santo. A origem é devido a uma lenda que diz que a tradição surgiu no norte da Itália, na vila de Pavia. Teria um confeiteiro feito o pão doce para presentear o rei Albuíno que por conta disto poupou a cidade de uma invasão. 

Sino

Os sinos anunciam o início das comemorações.

Quaresma

São os 40 dias que antecedem a Semana Santa. No judaísmo representa um período de resguardo do corpo para relembrar os 40 anos passados no deserto. 

Óleos Santos

Óleos eram usados, pelos guerreiros e lutadores, para dar força na antiguidade. Eles se untavam com óleos. Já os cristãos usam os óleos como símbolo do Espírito Santo.

Decoração de Páscoa Artesanal

Agora que você já sabe um pouco sobre a tradição da Páscoa,  vamos ver algumas sugestões e dicas de decoração de páscoa?

Páscoa: ovos decorados

Como pintar ovos de páscoa

Pintar ovos de páscoa é a atividade mais divertida antes de achar os presentes. Portanto é um evento lúdico perfeito para ser feito com seus filhos, em um momento família. O ritual começa com meses de antecedências pois é preciso guardar as casquinhas de ovos para poder pintá-las. Uma diversão que leva semanas e sempre deixa lembranças inesquecíveis.

Já fizemos vários posts aqui no blog sobre pintar ovos de páscoa. Vejam:

Antes de começar é recomendável ler sobre como guardar os ovos de galinha para prepará-los para a páscoa. Depois disso vale explorar todas as possibilidades de pintura, para poder escolher a melhor para você.

Como pintar ovos de páscoa

Decoração de Páscoa:

Também já escrevemos bastante sobre decoração de páscoa vejam os principais posts no link: Decoração de Páscoa




Guloseimas e comidinhas de páscoa:

Sim, não podia faltar uma parte para falar de guloseimas e comidinhas de páscoa, afinal, é a parte mais aguardada.

Neste link, temos a seleção de posts que falam só sobre guloseimas de páscoa. Adeus regime!


Origami na Páscoa

A técnica japonesa não poderia faltar não é mesmo? Sim já mostramos várias ideias sobre ela. Vejam como usar origami na páscoa.

Ninhos de Páscoa

Os ninhos de páscoa são fundamentais para a alegria das crianças. Desde o encanto de ter que procurá-los até as cores e gostosuras que os recheiam. Pensando nos olhos brilhante das crianças não cansamos de postar ideias de ninhos de páscoa.

Guirlanda de Páscoa

As guirlandas são usadas como símbolo de boas vindas e saúde. A origem é romana. Os romanos costumavam pendurar nas portas das casas ramos verdes enrolados formando guirlandas para desejar saúde aos amigos. Também é uma forma de dar boas vindas aos amigos, são muito usadas no natal, mas também podem ser usadas em outras épocas do ano.

Não podíamos deixá-las na mão. Portanto também já mostramos infinitas ideias de guirlandas para páscoa.


Ponto Cruz de Páscoa

O bordado mais versátil e amado está presente em nossas pautas. Vejam aqui: Ponto Cruz de Páscoa.

Páscoa na escola

Você já deu uma olhada em nossos posts de decoração de páscoa? Neles tem várias ideias para serem feitas com seus alunos. Mesmo assim, separamos alguns posts especiais que são ótimos para serem feitos nas escolas. vejam: Enfeites de páscoa para fazer na escola.