Arteiras ( DIY)

Veja os projetos DIY aqui do Blog
Esta categoria reunirá todas as postagens do estilo DIY ou Faça você Mesma que eu for criando aqui no blog.

O Faça você mesmo, que em inglês é Do it yourself (DIY) é uma prática de vida com grandes benefícios pessoais, culturais e sociais.

Eu sempre gostei de sair fazendo minhas coisinhas por conta própria, colocar a mão na massa e colher o resultado do trabalho feito com as mãos. Acredito que muitas de vocês também gostam disso, afinal, o artesanato é resultado desta vontade de fazer algo com as próprias mãos.


Nesta página você tem duas opções, correr para ver os projetos DIY que já mostrei aqui no blog clicando em DIY no Arte de Fazer Artesanato. Ou então, controlar a ansiedade e seguir lendo os 10 motivos para apostar em projetos DIY.

Acredito que o Faça Você Mesma é uma prática muito válida por vários motivos, separei 10 para compartilhar com vocês:


1 É uma verdadeira terapia. 

Todas as artes são terapêuticas e a cultura do DIY -  faça você mesma, geralmente envolve alguma arte. Quando nos propomos a fazer alguma coisa por nossa própria conta, reservamos um tempo para estarmos com nós mesmos. Geralmente deixamos de lado os problemas, as dificuldades para nos dedicarmos a construir algo bom, que nos deixará feliz. E isto é uma bela terapia.


2 É um desafio

Seja artesania, seja marcenaria, seja uma receita nova. Sempre será um desafio que vai nos ajudar a desenvolver habilidades e manter nosso cérebro ativo. Aprender coisas novas, buscar soluções alternativas e até começar e terminar um projeto é desafiador. Com certeza quem se dedica a projetos Faça você mesmo terá grandes benefícios.

3 É um motivo para integrar a família

Integrar a família no meio do turbilhão do dia a dia é uma arte. Trabalhar fora, cuidar da casa, estudar a noite, fazer curso, cuidar das crianças, fazer o jantar, ir as compras. Todas são tarefas indispensáveis e muitas vezes terminamos o dia exaustos sem ter conseguido conviver com nossa família.

Criar projetos DIY para serem feitos com a família é uma ótima oportunidade de quebrar a rotina e de ter mais tempo com as pessoas que amamos. 
Seja um projeto de marcenaria, como o que já mostramos aqui no blog que ensina a fazer uma cabeceira para cama de capitonê, seja um almoço de domingo mais elaborado, ou um tapete de pedacinhos de crochê onde cada pessoa fará uma parte. Tudo isso é motivo para reservarmos um tempo para ficarmos juntos, fazendo algo em comum. Simples e altamente recomendado.

4 É uma forma eficaz de educar as crianças


Tudo de bom fazer um projeto DIY com as crianças. Além de ser um momento dedicado a elas, super importante para sua formação, é um momento importante para ensiná-las. É só usar a criatividade e a intuição de mãe para ver o que seria mais conveniente para os pequenos.  Com certeza esses momentos ficarão pra sempre na memória deles, e na sua.




5 É economizar e ser mais sustentável

Muitas vezes quando fazemos algo com nossas próprias mãos economizamos, pois não estaremos gastando com mão de obra.  A sustentabilidade também pode ser o foco de um projeto DIY. Ao invés de comprar tudo novo, basta reformar, pintar de outra cor, transformar. Assim você ganha uma peça nova, não gasta tanto e ainda ajuda o planeta.

6 É um jeito de deixar sua casa com a sua cara

Quando nós fazemos as coisas com nossas próprias mãos, elas ficam exatamente com a nossa cara e com a nossa energia. Adoro!

7 É sair do lugar comum

Não sei se acontece com você, mas aqui na minha região as lojas são todas praticamente iguais. Você pode entrar em 10 lojas que vai encontrar as coisas tudo parecido. Se quiser uma coisa diferente do que está na moda, vai ter que pagar muito caro pela exclusividade. Assim, o DIY é a solução.

8 É desenvolver a criatividade

Imaginar, escolher os detalhes, ver se os tecidos e materiais vão combinar entre si, imaginar se ficará bom no cantinho escolhido. Tudo isso é um ótimo exercício para estimular a criatividade. Quanto mais fazemos, mais criativas ficamos.

9 É colocar sua energia no que você está fazendo

O que eu acho mais legal é que quando fazemos um projeto Faça Você Mesma, colocamos nossos sentimentos nele. Nossa alegria, nosso esforço, nosso amor. Fábrica nenhuma faz isso e esses sentimentos fazem toda diferença.

10 É uma delícia

É delícia demais terminar um projeto e ficar só curtindo, lembrando do trabalho que deu, das dificuldades superadas, e do quanto ficou como você queria. Eu adoro!

Quer ver os projetos DIY aqui do blog?

Bastar clicar: Arte de Fazer você mesma DIY