String Art, um simples barbante e resultados surpreendentes para decorar

String Art, um simples barbante e resultados surpreendentes para decorar

Quando era adolescente, fizemos este quadrinho com fios em uma das aulas de arte, chamado de atring art. Não lembro bem o que eu desenhei, muito menos onde foi parar, mas lembro exatamente da diversão que foi fazer o quadro. Passei uma tarde colocando preguinhos e martelando os dedos, para depois enrolar os fios, louquinha para ver o resultado.

Novamente esta técnica está na moda e é uma ótima alternativa para decoração de qualquer ambiente. É só escolher a cor, o desenho e a madeira de base.

O custo para fazer seu quadro é muito baixo, apenas a madeira, que pode ser um reaproveitamento, os barbantes e os pregos que custam super pouco.

String Art - Material

Você pode usar qualquer tipo de fio, vai depender do efeito que quer. Quadros maiores podem ser feitos com barbantes bem grossos. Quadros pequenos com fios de bordado ou lã.

Evite apenas fios muito lisos (tipo seda) que vão escorregar do prego e ser de difícil fixação. 

Os pregos devem ser bem fininhos.




String Art - Como fazer

Primeiro escolha a base de madeira e faça o tratamento e acabamento que quiser. Vale pintar, patinar, passar verniz ou deixar super rústico.

Depois escolha o desenho que você vai querer e o imprima em uma folha. Fixe o desenho na sua madeira e coloque os pregos no risco de contorno do desenho..


Depois de colocado todos os pregos, tire o papel molde e defina como ficará seu emaranhado. Pode ser preenchido o miolo do desenho, apenas so contorno ou só a área externa.

Faça um mapeamento de como você usará as cores.

Na maioria dos desenhos a passagem dos fios é aleatória, quanto mais emaranhado melhor. Porém há casos em que o fio precisa ser organizado como nas mandalas ou quando queremos um efeito mais específico onde a trama do barbante tenha um papel fundamental na composição da imagem.


Comece fazendo um nó no prego e vá passando o fio pelos outros pregos.
Deixe o fio bem esticado sempre.

Para escrever na madeira você pode usar um pirógrafo ou usar a técnica de estêncil.


Veja que interessante este coração com a plantinha no meio e a composição em três partes feita na girafa.


 Para finalizar, amarre o fio em outro prego  e corte bem rente ao nó. Evite terminar no mesmo prego que começou para ter um acabamento melhor.


Curtiu a ideia? No nosso pinterest temos muito mais ideias de String Art !

Fez o seu? Então comente aqui embaixo!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por deixar sua mensagem.