Como economizar na decoração: 5 dicas para renovar sua casa sem gastar muito

Como economizar na decoração: 5 dicas para renovar sua casa sem gastar muito


Decorar e economizar são as palavras que mais gosto! Se você quer ter uma casa com a sua cara mas não tem tanto orçamento disponível, não se preocupe. É possível renovar seu ambiente ou decorar uma casa nova sem precisar gastar muito dinheiro. Tudo depende de um pouco de planejamento. Separei algumas dicas que vão te ajudar a ter um ambiente renovado e poupar dinheiro:

Foque nos cômodos mais usados


Mudar a casa inteira custa tempo, dinheiro e disposição que muitas vezes não temos. Mas você pode criar um efeito muito agradável renovando apenas o cômodo mais usado!

A lógica é simples: se houver mudanças onde as pessoas passam mais tempo, a sensação de renovação fica mais evidente.

Banheiros e cozinhas são ótimos para isso. Tenho uma técnica pessoal que sempre me ajuda, por exemplo para renovar minha cozinha eu olhei catálogos de lojas do exterior e conferi as tendências, depois procurei os móveis de cozinha em saldões ou promoções online – assim poupei bastante dinheiro.

Pintura: uma forma econômica para dar um novo visual 


A forma mais garantida e econômica de criar um ambiente totalmente novo é sem dúvida pintá-lo. Use combinações de cores claras para criar efeitos agráveis e aplique um tom escuro em uma única parede – isso amplia a perspectiva e intensifica a atenção. Outra opção é escolher cores neutras e usar acessórios, como para atrair atenção.

Economize nos acessórios

Depois de pintar a parede, use acessórios que não custem muito como espelhos, quadros, almofadas e lâmpadas para criar um novo visual.


As cores da estação são o ideal para manter um tema agradável. Todo tipo de acessório pode virar uma peça temática para decoração. Por exemplo, pufes de crochê são simples, ótimos para decorar e ainda ajudam se você tiver uma casa pequena e precisar de lugares extra para sentar.



Parede decorativa econômica

Molduras são ótimas maneiras de renovar sua parede. Os artworks são ferramentas poderosas para criar emoção e atrair atenção. Ao invés de gastar uma fortuna com fotos, mude apenas as molduras!


Se preferir, pode mudar os artwors de parede – isso também cria um efeito renovador! Você também pode criar seus próprios artworks imprimindo suas fotografias de Instagram em casa– esse blog de fotografia tem ótimas dicas para decorar com fotos.


Fique atenta aos detalhes

Trocar o carpete, refazer um móvel ou outras dicas do tipo faça-você-mesmo que mudem
coisas grandes podem ser muito complicadas para fazer, além de caras. Ao invés de focar em grandes mudanças, pense nas coisas pequenas.



Por exemplo: mudar o tipo de lâmpada, trocar as almofadas e pintar os interruptores com tinta
spray já cria um efeito totalmente diferente nos cômodos.



Texto de: Bia Gonzalez: 
carioca, arquiteta, apaixonada por internet e blogueira do Decorafino