Dicas de decoração | Planejando ambientes

Dicas de decoração | Planejando ambientes


Arteiras, sou apaixonada pela Meu Móvel de Madeira (eu e mais um monte de gente né?). Os móveis são criativos, fofos e funcionais, e eles dão muitas dicas de como aplicar na nossa casa.

Sou fã de carteirinha. Hoje recebi o e-mail marketing deles e quis compartilhar com vocês algumas observações que acho úteis para quando estamos reformando ou decorando nossas casinhas.

 Decoração


Agora vamos focar nos detalhes. Aqui é óbvio que todos os itens são da MMM, mas é claro que dá para você comprar em outro lugar e até usar o que tem em casa.

Vamos as observações:

Cama Branca >> Móveis Neutros


Eu sempre penso em móveis neutros quando penso em decoração, pois eles não trazendo muita informação podemos usar acessórios de qualquer tipo e mudar completamente o estilo dos ambientes.
Cama, armários são bens que não podemos trocar todo ano, por questões financeiras e ecológicas (não dá para ficar gerando lixo a torto e direito para o nosso planeta né?).
Uma vez vi uma arquiteta falando que podemos aproveitar as estações do ano para mudar a decoração, usando coisas mais leves no verão, mais aconchego no inverno e coloridos na primavera. E que isso impactava diretamente no nosso bem estar durante as estações. E é verdade, não tem coisa mais gostosa que chegar em casa num dia frio e ter um monte de coisas quentinhas nos esperando. Ao mesmo tempo que é um horror chegar em casa no verão e ter que sentar em um monte de almofadas de lãs que ficam no sofá.
Então investir em móveis neutros como branco, bege, cinza claro, madeiras é uma boa sacada.

Pense na manutenção e limpeza >> afinal, ter mais de uma faxineira é para poucas


Outra dica que levo muito em conta é a praticidade da limpeza ao escolher móveis. Afinal, não temos tempo sobrando para gastar em faxina desnecessária. Falo por experiência própria, na minha atual cama tenho uma cabeceira que é um trecelim de madeira bem fininha. É um detalhe lindo, porém não tem como tirar o pó no meio dos buraquinhos. Até já tirei uma tarde para limpar buraquinho por buraquinho, deu um trabalhão e mesmo assim, o pó do cantinho não sai de maneira nenhuma.


Praticidade é fundamental >> Aproveite espaços


Nunca compro algo porque é bonito, sempre priorizo funcionalidade e praticidade. Primeiro porque minha casa não é muito grande, segundo porque acho que coisas inúteis só juntam pó e fazem a gente enjoar.

Esta mesinha de da MMM é ótima para termos em casa pois ela pode ser baixada e ocupa menos espaço. Para apartamentos pequenos é muito boa. Agora lembre que ela precisa ser usada com inteligência, se você não vai usá-la fecha, não há necessidade de comprá-la. Opte por uma bancada ou mesa tradicional.

Essa mesinha é boa de ter como auxiliar. Pode ser no quarto, para aqueles dias que queremos usar o computador no quarto (não recomendável tá? Só de vez em quando). Ou para nos auxiliar no preparo de alimentos na cozinha, quando há pouco espaço para bancadas.
Em quarto pequenos de crianças, assim elas podem fazer a lição sem perder espaço para brincadeiras.



Usar o que temos em casa >> Vintage #coisasdavó


Olhem que interessante esta cadeira e banquinho usados de criado mudo.
 




Por que é legal? Gente porque dá para pirar na imaginação. Ainda mais pra nós que amamos arteirar e inventar moda. Dá para pegar um banquinho ou cadeira que era da mãe ou dá vó, ou comprar num brique ou mesmo no supermercado e pintar, colar papel, forrar com tecido, fazer pátina, ou seja o que você imaginar. Olha que embaixo dá para colocar cestos que fazem a função de gavetas e ainda dá para pendurar uma plaquinha fofa no encosto da cadeira. Fofo né?

Coisas ao alcance das mãos



Cuidado pois estantes abertas acumulam pó, no móvel e nos objetos, então use com moderação.

Agora são muito práticas para guardarmos aquilo que usamos com frequência ou que precisamos estar vendo como bijuterias, perfumes e maquiagens.

Você pode inclusive usar caixas e baús para guardar coisas nelas, assim os objetos ficam protegidos do pó e próximos.

Este tipo de estante também é ótimo para livros, para ter no escritório e no banheiro (para quem for feliz de ter um banheiro grande). Assim além das coisas de banheiro (sabonete, toalhas, escovas, etc) ainda dá para dar uma decoradinha com algumas coisas fofas. Adoro esta ideia.





Baú no pé da cama >> estou louca para ter o meu.



Meu último sonho de consumo é ter um baú no pé da cama para guardar cobertor, almofadas, mantas e essas coisas que temos que tirar ao dormir ou nos dias quentes e nunca temos onde colocar. Ainda mais no nosso clima do Brasil onde num dia faz 20ºC e no outro 40ºC, é um coloca coberta no maleiro/tira coberta do maleiro que enjoa.

O baú também serve para sentar em cima quando queremos calçar os sapatos ou mesmo só para decorar. Acho chique e fino!










Detalhes que fazem a diferença


Detalhes são muito importantes para a decoração. Só que é preciso combiná-los, para criar ume stilo ou clima. Eu sempre penso no climinha que quero criar, e busco os objetos com base nisso. Também é importante escolher uma paleta de cor, e fazer as coisas conversarem entre si. Isso vai trazer harmonia e faz toda a diferença em um ambiente.

Tapetes: são gostosos, principalmente no inverno pois aquecem e dão um carinho nos pés ao levantarmos da cama. Porém pode ser usados para integrar móveis ou harmonizar o ambiente, como na foto lá de cima que tem um tapete no caminho, na frente do baú.



 Mantas: São itens gostosos de ter, pois são úteis, decorativos e servem para variar os ambientes sem precisar gastar muito. Escola mantas mais pesadas para o inverno e mais levinhas para o verão. Use-as dobradinhas para decorar, na cama como uma colcha e até para se tapar. São perfeitas para aquela sonequinha depois do almoço no fim de semana, nos dias que não está muito frio, #quemnunca



 Almofadinhas: É sempre gostoso uma cama cheia de almofadas, dá uma sensação de aconchego, carinho, fofura. E também são ótimas decorações. Compre várias bases e vá só mudando as capas. Perfeito. Quando for dormir, joga tudo no baú. Outro ponto positivo, são fáceis de arrumar, é só colocar meio que descuidadamente em cima da cama e pronto.



Abajour: uma luz extra sempre é bom. Seja para fazer aquela leiturinha enquanto o marido dorme, seja para dar mais aconchego com uma luz mais difusa. @ébomter




Caixas e cestos: São ótimos organizadores. Podem ficar a vista ou dentro dos armários. Eles nos ajudam a manter as coisas no devido lugar. Afinal você sabe que a regra de ouro de ter uma casa organizada é ter um lugar para cada coisa.





Pequenos mimos: Pode ser quadrinhos, fotos, recordações de viagens, sempre é bom ter alguns mimos que trazem boas lembranças a vista, elas dão graça e cor a nossa casa.


Bem, foram essas as inspirações que quis compartilhar. Se gostaram, deixem um comentário.

Ainda não conhece a MMM? Então conheça agora!!!! (das mil lojas que você precisa conhecer na vida :)