Como lavar tecidos para patchwork

Como lavar tecidos para patchwork

Não sabia nada sobre isso, mas quando aprendi virei adepta de lavar os tecidos para patchowork bem rapidinho.

Motivos de aprender como lavar tecidos para patchwork:

Eles ENCOLHEM: Como são de algodão, podem encolher um pouco na primeira lavagem.
Eles PERDEM TINTA: Quando saem da fábrica é normal os tecidos soltarem o excesso de tinta.

Se você não lavar antes do trabalho sua peça pronta pode encolher e ficar enrugada, caso precise ser lavada. Também pode ser que ela manche outros tecidos com o excesso de tinta.

Por isso é fundamental lavar os tecidos, principalmente em almofadas, quilts, peças de cozinha que certamente serão lavadas um dia. Ninguém gosta de ver seu trabalho ficar feio ou ter cliente reclamando né?

Como lavar tecidos para patchwork:

É bem fácil de lavar. 

Eu faço isso logo quando compro o tecido, assim só guardo tecidos lavados. Se você não faz assim, vai acabar se perdendo e nunca saberá o que já lavou e o que não lavou ainda.
Para facilitar a vida, chego da loja e lavo tudo.

Eu separo eles por cores e tonalidades, e ainda cuido os tons muito claros eu lavo separado dos mais fortes.

Encho uma bacia de água, coloco um pouco de vinagre para segurar a cor.
O tecido tem uma "gominha" que torna difícil penetrar a água. Então eu tento deixar ele duplo, mas abrindo o menos possível para não amassar. Quanto menos mexer, melhor, para evitar amassados desnecessários.

Colocado na água, deixo uns minutinhos, no máximo 5min. Aí tiro e estendo para secar na sombra, sem prendedor e cuidando para que não encostem um no outro, principalmente os de cores muito diferentes.

Quando tenho muitos tecidos, uso inclusive a mesma água. É só começar pelos mais claros, e deixar os mais escuros para o final. Claro que você vai lavar os claros, tirar da água e só aí colocar os mais escuros tá. É na mesma água, mas não juntos.  A cada troca veja se a água está muito colorida, se estiver, troque.

Fiz um vídeo mostrando meu processo para vocês. Não é profissional, mas fiz com carinho.




Espero que tenha sido útil :)

 Linhas Círculo