Curso Grátis: Encadernação manual artística com padrões criativos”

 Curso Grátis: “Encadernação manual artística com padrões criativos”


Curso online da designer e artesã Tereza Pires apresenta cinco técnicas da costura japonesa para encadernação.

Gente, a Tereza Pires é o máximo e vai estar dando outro curso de encadernação na Eduk. Muito recomendo.


Desta vez as peças serão inspiradas nas obras do premiado artista plástico Athos Bulcão (1918-2008),
O curso será exibido gratuitamente e ao vivo na eduK nos dias 27, 28 e 29 de novembro, das 14 às 17 horas.
Você vai aprender técnicas de confecção de cadernos artesanais utilizando o método de encadernação japonesa com capa dura e flexível, e costuras como coiled, triple chain, lattice e rope.

Um pouco mais sobre Tereza:

A Tereza Pires é de Brasília, e se envolveu desde a infância com o trabalho do carioca Athos Bulcão, pintor, escultor, desenhista e artista plástico, que durante sua carreira trabalhou ao lado do artista plástico Cândido Portinari e dos arquitetos Oscar Niemeyer e João Figueiredo. Ela é formada em design há 10 anos e trabalha com papelaria há cinco, Tereza cresceu absorvendo a estética da cidade natal e transmite essa forte influência em seu trabalho.

Seu processo criativo pode ser considerado livre dos métodos tradicionais da papelaria, e nos cursos ela estimulará os alunos à criatividade e à inspiração em obras artísticas. Todas as costuras que serão apresentadas no curso foram desenvolvidas pelo encadernador e autor Keith Smith e Tereza vai compartilhar suas técnicas passo-a-passo.

Um pouco mais sobre o curso

No primeiro dia de curso, Tereza Pires abordará a história da encadernação japonesa, assim como a costura tradicional japonesa, diferenciada por não usar folhas dobradas no miolo, e sim, folhas soltas sem dobrar; o método é um tipo de encadernação simples, com diversas variações em suas costuras. A expert também ensinará como fazer uma capa com padrão de carimbo.

No segundo dia, serão trabalhadas a costura coiled, caracterizada por ter formato “enroladinho” e normalmente usada para fins estéticos; a costura triple chain, em formato de “correntinhas” que se cruzam, e uma capa com padrão em relevo e bordado.

No último dia de curso, Tereza apresentará a costura lattice, cruzada de forma alternada com dois tipos de lombada, dura e flexível; a costura rope, em formato de corda, e também produzirá uma capa com padrão de ilhós e botão.

Resumo:

Curso: “Encadernação manual artística com padrões criativos”
Expert: Tereza Pires.

Quando: 27 a 29 de novembro de 2014, das 14h às 17h.
Reprise: das 19h às 22h
Duração: 9 horas.Nível do curso: Básico/Intermediário.
Pré-requisito: Não há.
Para assistir: http://bit.ly/1xGMmEw