Guirlanda de Carretéis | PAP | DIY

Guirlanda de Carretéis | Passo a Passo

Publiquei esta imagem lá no Facebook, e algumas pessoas me pediram o passo a passo.
Eu não fiz essa guirlanda, mas vou explicar como eu faria.
Não vai ser bem um passo a passo, mas já ajuda quem quiser fazer.


Passo 1 - Base para guirlanda

Primeiro você precisa de uma base para a guirlanda. Existem várias opções: isopor, mdf, ramos de madeira, palha, arame, jornal, papelão. Neste caso acho que as melhores opções são a de palha ou MDF. O de papelão se for duplo ou triplo também pode dar certo. Acho que o importante é ter uma base bem firme, pois os carretéis são pesadinhos, e precisa de muitos para ficar bonito. Nada de guirlanda pobrinha!

Passo 2 - Carretéis

Meninas, nunca vi esses carretéis para vender aqui em minha cidade.
Acho que este será o maior desafio, pois precisa de muitos e de diversos tamanhos. Pelos meus cálculos, foram usados uns 80 carretéis. Aqui no Brasil eles não devem ser muito baratos.
Uma dica é comprar no AliExpress, um site que vende produtos China e tem algumas opções de fofuras.

Pesquise por "Sewing spool" e vá olhando até achar algum que interesse e tenha bom preço.

O site é confiável, embora a tradução é bem meia/boca.

Só que o produto pode demorar pra chegar, pode levar até 50dias. Se você tiver sorte, chega em uns 10 dias, mas no geral leva uns 30 em média. Então, nada de ansiedade.

O que pesquisei custa R$23,00 um pacote com 50un. Ah, o site mostra o valor em dólar, então quando você for pagar pode dar uma diferença de cotação e até o imposto (IOF).

Outro detalhe, neste site vários vendedores oferecem produtos, é como se cada uma de nós tivesse uma lojinha, que forma um "lojão". Então provavelmente cada item que você comprar será de um vendedor. E eles chegarão separados na sua casa. Não se assuste.
Preste bem atenção nas medidas, cores, descrição. Cuidado com a cotação do dólar para não ter surpresas e boas compras.



Passo 3 - Forrando os carretéis


Aqui dá pra ser criativa. Você pode pintar, enrolar linha, colar papel colorido, fita ou papel contact. As washi tape que são aquelas fitas adesivas coloridas japonesas estão super na moda e fazem este serviço direitinho. É importante variar as cores.
As Washi tape são encontradas no Brasil, mas você as encontra no Aliexpress também e acho que vai ser mais barato. Tem uns kits com várias cores.

Se quiser economizar, invista no papel de presente e na cola branca que deve dar super certo. Pode diluir um pouco a cola com água e usar um rolinho de pintura para passar. É só cuidar pra não manchar e dar bolha :)

Passo 4 - Prendendo na guirlanda

Eu arriscaria usar fio de nylon, passar no carretel e amarrar na guirlanda.
Cola quente é uma opção, porém acho que será meio frágil, pois um carretel bate no outro e podem se soltar com o tempo. Há ainda a cola para madeira, mas demora para secar. Então, acho que amarrar é o mais seguro. O fio de nylon pode ser fininho que vai desaparecer no meio de tantas cores.

No fim, um belo laço para dar acabamento.

Se você tiver outras ideias para complementar a postagem, comenta aí embaixo.
Se você fizer a guirlanda, manda o passo a passo completo para compartilhar conosco. Aposto que todas as leitoras vão adorar!

Bom trabalho!!!