Casal de Coelhos de Páscoa com Passo a Passo

Este é nosso primeiro passo a passo de Páscoa feito pelo próprio blog. O modelo foi tirado lá do site da Círculo, só que como não está muito explicado, resolvi fazer o passo a passo para vocês com mais detalhes.

Aqui do lado estão o casal de coelhinhos que fiz com todo carinho para mostrar pra vocês. Achei eles bem fofo.

Para começar você precisa imprimir os moldes. Para isso recomendo que compre papel A4 180g, ele é mais grossinho, então fica bem melhor de usar os moldes.

Neste link você pode baixar o molde do casal de coelhos de Páscoa .

Depois de imprimir, recorte os moldes como indicado. Preste bem atenção que em praticamente todos os moldes você precisa usar o tecido DOBRADO, para dar certo a quantidade de peças. Como são dois coelhos, são muitas peças, então é bom fazer com tranquilidade e atenção para não cortar peças a mais ou a menos.

Material necessário

- 1m de algodão cru
- 4 botões decorados, 2 para a coelha e 2 para o coelho macho.
- Tecidos para as roupas dos coelhos:
- Vestido da coelha: 30 cm de tecido estampado para o vestido
- 30cm para o avental
- Camisa do coelho macho: 20cm de tecido estampado claro
- Calça do coelho: 25cm de tecido estampado
- Linha de pipa
- Tesoura
- Linha de bordar vermelha
- Missangas grandes pretas para olhos
- Plumante
- máquina de costura (ficará mais rápido)
- 30cm de elástico
- agulha de mão
- agulha de bordar


Passo 1 - Corpo dos coelhos

Sempre dobre o tecido como indica nos moldes (já falei lá em cima).

Corte todas as peças do corpo no algodão cru, para os 2 coelhos.

- 2 Cabeças
- 2 Corpos
- 4 Pernas
- 4 Braços
- 4 Orelhas

Depois de cortado, passe para a costura.

Você deve costurar as peças pelo avesso para depois desvirar e fazer o acabamento bem direitinho. Para deixá-las firmes e sem escorregar durante a costura, prenda com alfinetes antes da costura.
Todas as peças terão um lado sem costura para encher com o plumante e para prender no corpo. Não se passe hein?!

Só mais um detalhe, nas orelhas não vai plumante, elas são magrinhas.

Enchendo e montando o corpo.

Pegue a cabeça e encha de plumante, encha bem, mas não deixe a peça dura, como é um bichinho, é bom ficar fofinho (até rimou).
Depois encha com plumante os braços e pernas. Deixe uns 3cm em cima de cada peça sem plumante, para dar flexibilidade ao coelho. Esta parte é a que vai dobrar quando o coelho sentar.

Depois de cheio, costure manualmente as pernas, braços e cabeça no corpo.
Para costurar as pernas, braços e cabeça, você pode fechar as peças como se fosse um fuxico (use linha pipa que é mais resistente, ou pesponto, ou ainda linha normal dupla). Se preferir, depois de colocar o plumante, costure na máquina e só costure manualmente quando for encaixar no corpo.

Por fim, você vai enfiar a peça no buraco próprio do corpo e costurar manualmente. Ao costurar a cabeça, faça bem reforçada para que ela fique um pouco mais firmezinha, se não ela fica caindo para os lados.

Passo 2 - Orelha dos coelhos

Bem, as orelhas você vai emendar as duas peças pelo meio, elas ficarão como na imagem acima. Faça uma costura reta bem no centro e use a orelha do outro lado.  A esquerda o coelho com orelhas, na direita acima, a emenda e embaixo como ela ficará.

Para prender a orelha no coelho, eu fiz um franzido no centro delas e costurei. Pode reforçar com cola quente se quiser. Veja abaixo o detalhe da costura no coelho macho.

Passo 3 - Vestido da coelha

Primeiro as imagens das peças cortadas como nos moldes e depois os detalhes.
Primeiro corte o tecido do vestido e 2 mangas. Você vai cortar com o tecido dobrado.

Faça a bainha na base do vestido. Depois faça a união da parte do vestido, a única costura reta que você fará, será nas costas da coelha, é a única emenda de tecido do vestido, fora as mangas.

Agora é só costurar as mangas. Posicione como na foto abaixo e costure cava com cava. 

Depois de costurar as mangas, vista o vestido na coelha e faça um franzido na parte de cima, que fica no pescoço. Eu fiz como se costura fuxico, por isso não precisei nem fazer bainha para não desfiar.

Na parte das mangas que vai nas mãos, também franzi como fuxico. Você pode colocar elástico e até uma renda para deixar mais enfeitado.

Por fim, costure o avental. Embaixo e nas laterais faça uma bainha estreita. Em cima, um pouco mais larga para passar o elástico. Para prender o avental, use 2 botões coloridos.



Passo 4 roupa do coelho macho

Primeiro faça a camisa. Não fiz fotos da camisa do coelho porque esqueci gente. #mil perdões.

Mas é só seguir a instrução do molde. A camisa, diferente do vestido, terá duas costuras nas laterais. É só fazer bainha nas bordas do tecido e unir o lado da frente com o de trás.
No meio, faça um corte horizontal para a cabeça passar, e um pequeno corte na frente para a abertura ser suficiente para passar a cabeça do coelho, isso ficará como sendo a gola. Faça a menor abertura possível.

Aqui uma foto para você ver como ficará.
Eu fiz a camisa de algodão cru, e bordei uns detalhes de páscoa pois meu tecido acabou e não quis esperar mais um dia para comprar mais.

No pescoço ele leva uma gravata borboleta.
Na cintura do macacão, use elástico e nas alças pode costurar um botão colorido.

Passo 5 Acabamentos

A coelha leva um tope na orelha.
O Coelho a gravata borboleta.

Para os olhos, costure 1 missangão preto de cada lado. Use a linha pipa para atravessar a cabeça do coelho e dar uma puxada, assim o olho fica um pouco mais fundo que a cabeça.

A boca você pode bordar com ponto atrás, veja no molde e na foto como fazer. Eu usei uma linha de bordar com 3 fios, na cor salmão. Você pode usar laranja ou vermelha para destacar mais.
Por fim, um pouco de blush nas bochechas vão dar vida ao casal.








Aqui detalhes do tope, cortei um retângulo (tem molde). Costurei as laterais e enchi um pouco com plumante. No meio uma tira fina para franzir o tope. No molde mostra um corte, não usei, achei desnecessário.


Pronto, aqui está nosso casal de coelhos prontinhos para a páscoa:



E então, gostou do nosso passo a passo? Vai fazer seu próprio casal de coelhos?  Fica o desafio!
Lembre de mandar o resultado para colocarmos na galeria lá no Facebook.

Se achou este modelo muito trabalhoso, veja este outro passo a passo que ensina como fazer um coelho de páscoa fofo e fácil de fazer.