Experiências de Cartonagem e Encadernação

Minha experiência com cartonagem e encadernação começou quando eu precisei fazer meu álbum de casamento (casei em 2012). Para vocês entenderem, eu fiz quase tudo para meu casamento, foi bem Handmade. Dos convites, o vestido, véu, decoração, sim, um por um, tudo a mão :) Conheça aqui esta história de casamento handmade.

Então, depois te ter feito tudo com um estilinho próprio, não podia pegar qualquer álbum para as fotos. Os álbuns books que chamam são lindos e super apropriados, mas custam muito mais do que eu podia e planejava pagar. Então passei a procurar álbuns prontos. E não achei nada bonito, só tem os tradicionais álbuns clássicos de casamento que não combinavam em nada com o meu ou uns álbuns de plásticos que são "chinfrim" pra um casamento, além de não combinar.

Aí comecei a pesquisar álbuns de papel reciclado... e decobri que tinham umas pessoas que faziam álbum totalmente manuais e artesanais, na área de encadernação. Morri 3 vezes de tanta felicidade e comecei a pesquisar sobre isso. Foi aí que descobri que a EDUK iria promover um curso gratuíto de Encadernação com As Papeleiras. Me inscrevi na HORA.

Aí, aprendi como fazia, o curso é ótimo, elas explicam bem detalhadinho tudo. E adorei fazer.
Então primeiro fiz um álbum para dar de presente e testar a técnica e depois fiz o álbum de casamento.

Este primeiro é um dos álbuns de presente que fiz, com um tecido da Círculo para uma mamãe que adora sapinhos. Fiz mais dois álbuns, mas não fotografei (eu sempre esqueço de fotografar #amadora).

Álbum de fotos artesanal
Álbum de fotos artesanal
E este foi o álbum de casamento que fiz.
Não ficou 100%, pois alguns acabamentos precisam de mais treino, mas fiquei feliz com o resultado. E daqui a uns anos, quando estiver craque na encadernação, posso fazer de novo :)

Álbum de casamento em encadernação com caixa
Álbum de casamento em encadernação com caixa


A parte azul é uma caixa, que fiz com base noutro curso da Eduk, de cartonagem. Foi a primeira que fiz, os acabamentos não ficaram 100%, mas fiz com carinho e gostei do resultado. Já vi o que preciso fazer melhor nas próximas.

Aí, curtindo mais a técnica fiz este porta passaporte duplo com espaço para o passaporte, para cartões de viagem e uma mini carteirinha. Vejam:

Porta Passaporte em cartonagem
Porta Passaporte em cartonagem


Outra dica que experimentei nestes projetos foi a cola da Mercur para artesanato.
Eu sempre usava a Cascores que aprendi que era boa quando era pequena, nas aulas de técnicas domésticas no colégio. E nunca tinha testado outra. Aí este mês a Mercur me mandou alguns produtinhos para testar, e um deles foi a Cola extra para artesanato. Ela é tri boa, tem uma consistência legal, nem grossa, nem fina e é super resistente. Virei fã!
É essa óh:
Cola Extra para Artesanato da Mercur. Muito Recomendo
Cola Extra para Artesanato da Mercur. Muito Recomendo