Doação de Máquina de Costura para o projeto Escola Aberta para Cidadania / Lageado RS

Recebemos um e-mail da Yolanda Duarte Rufino que nos contou que ela e a diretora da escola Escola Carlos Fett Filho, trabalham em um projeto social na cidade de Lageado/RS.

A Yolanda conta que estão precisando de doações de máquinas de costura para promover oficinas de pequenos consertos e artesanias com os jovens participantes do projeto. A verba que eles tem é reduzidíssima e não daria para comprar as máquinas. 




Doação de máquina de costura

Então se você tem uma máquina de costura parada em casa que não usa mais, pode doar para a escola, assim eles tiram do papel o projeto e você ajuda a fazer a diferença para esta comunidade.

Conheça o projeto


Este Projeto surgiu em Campinas/SP no início de 2000, e veio para o RS em 2003. A UNESCO era parceira, porém, desde 2009, não temos mais este apoio. Mesmo assim, o trabalho continua com o apoio de oficineiros voluntários que trabalham várias atividades com as crianças.


Alguns alunos da Univates dão oficinas de esporte e reforço escolar para as crianças.
Há ainda outras oficinas como pintura, artesanato, horticultura e jardinagem, que são dadas por de pais de alunos, que trabalham conosco.

"O nosso trabalho visa manter a criança fora e longe do caminho das drogas, pois acreditamos no jovem do amanhã e sabemos que somos nós os responsáveis por essa nova geração." Fala a Yolanda, uma das coordenadoras do projeto.


As oficinas funcionam na escola, nas salas de aula e patio. E toda a comunidade é convidada a participar das oficinas e atividades.


Toda a comunidade de Lajeado é beneficiada, pois cada resgate de vida é um beneficio enorme, nossos jovens precisam de amor, e no projeto eles recebem amor incondicional.

Doe a máquina de costura

Eles recebem uma pequena verba mensal do governo do Estado que é usada para compra de material, tecido, tintas e tudo que for necessário para manter as oficinas. Porém o valor é muito pequeno e não permite que sejam compradas as máquinas de costuras.


Os tecidos a oficineira vai doar, pois o esposo trabalha com esse material. Linha e tesouras já foram compradas com a verba recebida do governo.


Agora só falta a máquina para poder dar início a essa oficina. Já tem muitos alunos interessados em participar, só falta a generosidade de alguém.

Outras oficinas

Além da planejada oficina de costura, há o trabalho com a horticultura orgânica com mudas de hortaliças, que serve a merenda escolar. Lá é usado adubo orgânico, o que representa um beneficio enorme para as crianças.

Oque é mais gratificante

A Yolanda deixou um depoimento dela, que colocaremos na íntegra, pois é muito inspirador.
"O mais emocionante no projeto é ver crianças de 7 anos participando com tanto entusiasmo, levantando cedo, para vir ao projeto, crianças que estudam de segunda a sexta e sábado estão lá, felizes, cheios de alegria, eu costumo fazer pão doce, as vezes bolo, na minha casa e levo para a nossa merenda, uma merenda coletiva, compramos erva, pois mães vão sentar a sombra da pracinha tomar chimarrão e acompanhar seus filhos. Eu tenho 69 anos e pareço uma jovem, ninguém diz que tenho essa idade, isso graças a alegria e a felicidade de ser útil, durante a semana dou aulas 3 dias em outra escola, 2 dias nessa mesma escola e sábado e domingo estou lá, feliz e distribuindo felicidade e vou continuar até quando Deus me der essa mesma força que me dá hoje."

Onde fica a escola

O projeto funciona na Escola Carlos Fett Filho, situada no Bairro Moinhos, em Lajeado/RS. O atendimento do projeto é feito aos sábados e domingos, estamos lá das 8:00 às 11:30 e tarde das 13:30 às 17:00

O telefone é: 51 37101075

Como ajudar?

Doando máquinas de costura que você não usa mais para que os jovens possam aprender este ofício e quem sabe até trabalhar com isso no futuro.

Vamos ajudar?
Entre em contato com a escola pelo telefone 51 37101075 ou mande um e-mail para nós: artedefazerartesanato@gmail.com


Mais fotos:

Oficina de dança

Aula de manicure

Pais e mães tomando chimarrão (é no RS pessoal).


Flaflu

Artes

Brinde com suco verde

As oficineiras
 Reforço escolar



Atividade física