Apartamento mais verde | Encha a Varanda de plantinhas

Varandas e sacadas com mais verde
Varandas e sacadas com mais verde
Minha lua de mel foi em Buenos Aires, e uma das coisas que me chamou muita atenção lá é a preocupação da cidade com as áreas verdes. Além de muitos parques, as sacadas dos apartamentos são repletas de verdes. Uma delícia de ver, primeiro porque verde é sempre uma alegria, segundo pelo capricho dos argentinos em decorar as sacadas.

Como moro em apartamento há bastante tempo, e meu apartamento não tem sacada, fico com muita vontade de construir uma sacada aqui no apê, mas como é impossível, resolvi matar a vontade de verde escrevendo este post para vocês.


Nós merecemos apartamentos com mais verdes

Primeiro ideias para quem ama tanto a natureza que gosta de ter praticamente uma floresta dentro do apartamento. Dá trabalho, mas é compensador, pois além de bonito deixa o ambiente mais fresquinho.

 Olhem que gracinha esta ideia. Uma varanda relativamente pequena, com muitas plantinhas, mas bem cuidadinha. O canto em foi aproveitado com plantinhas em várias alturas, em vasos ou no chão. Do outro lado, a mesa e cadeiras para sentar e aproveitar o espaço.  No topo ficam alguns vasos pendurados, para deixar ainda mais verde o espaço.

Varandas com hortinha
Varandas com hortinha


Veja este móvel que boa opção para colocar plantinhas. Ele está a venda no Meu Móvel de Madeira.


Aqui outra ideia em uma sacada bem estreitinha, para ver que mesmo com pouca área dá para criar um espaço verde aconchegante. No canto, plantas mais altas, umas arvoresinhas plantadas em vasos.
Decoração da sacada com plantas
Decoração da sacada com plantas
 No canto uma mesinha cheia de vasinhos. Duas cadeiras, um tapete integrando tudo.

Deixe uma área livre para circulação e encha o resto de vasinhos no chão e em banquinhos, para dar diferentes alturas. Junte alguns objetos de decoração, que podem ser rústicos ou provençal e pronto, o espaço para descansar ao fim do dia ficará perfeito.
















Aqui a ideia foi fazer o piso com madeira, deixa o espaço ainda mais natural, você vai até esquecer que é um apartamento. Depois preencha com vasos verdes. Simples, mas com um resultado fantástico;

Varanda verde
Varanda verde

Esse cantinho também é uma ideia ótima. Na lateral, uma parede de bambu, e no canto um espaço com pedras de rio, como se fosse um jardim de uma casa.
No resto do espaço, você pode fazer a decoração que achar conveniente. Essa ideia é ótima para quem tem churrasqueira na varanda, de um lado o espaço para o churrasco, do outro as plantas. Nada atrapalha.

Cantinho verde com pedrinhas de rio
Cantinho verde com pedrinhas de rio

Aqui novamente mais duas opções de cantos bem verdinhos. Vejam que aparadores rústicos podem ser usados para apoiar vasos menores. Outra ideia é usar escadas, assim você acomoda mais versões de plantinhas.
Varanda rústica | A fazendinha dentro da varanda
Varanda rústica | A fazendinha dentro da varanda

Este ambiente também ficou uma graça. Veja que a parte da frente ganho árvores e plantinhas. Finalizado com um banco super colorido. Ficou show!

Varanda a alegria da casa
Varanda a alegria da casa

Varanda com verde e pedrinhas

Já faz anos que me apaixonei por esta ideia de colocar pedrinhas na decoração, mesmo dentro de casa. Elas dão acabamento e deixam o espaço das plantinhas muito fofos. Como aqui o assunto é varanda, vou mostrar algumas ideias lindas para quem quiser aderir.

Vejam que são muitas as possibilidades. Pedras brancas, amarelas, de rio, em toda a varanda, só no cantinho. Então olha aí seu espaço, coloca a imaginação para fluir e escolha qual fica melhor.

Essa duas fotos são soluções para espaço onde ficamos pouco, pois não tem bancos para sentar. Mas eles dão um charme todo especial para o espaço. E é super agradável ter um cantinho assim.
Varandas com plantas e pedrinhas
Varandas com plantas e pedrinhas

Acima a decoração foi feita no canto, veja que até morrinhos de pedrinhas podem ser feitos. Na direita o destaque são os vasos grandes e as árvores, bem mais sofisticados. Na esquerda, vasos menores, mais terrestres e bromélias.

Ambiente acolhedor na varanda
Ambiente acolhedor na varanda

Na direita opções para sacadas estreitas. E na direita um jardim de inverno tão lindo que não poderia ficar de fora. Olhem que espaço tranquilizador para passar uns minutinhos do dia.

Varanda com Jardim vertical

Tem pouco espaço? Então abuse das paredes. Existem ótimas soluções para dispor os vasinhos na parede.
Você pode usar a parede do canto em ambientes estreitos. Também dá para aproveitar aquele cantinho que não cabe nada, como na foto aqui de baixo, na direita. 

Varanda com plantas na parede
Varanda com plantas na parede
 Acima, a plantação vertical ocupando um grande espaço na parede, e ao lado, ela bem em cima, assim você consegue colocar móveis e aproveitar bem o espaço. Dica, deixe sempre uma escada fofa perto para poder regar as plantinhas.

Aprovou o jardim vertical? Tenha o seu. Veja quantas opções lindas a Meu Móvel de Madeira Oferece:


Aqui embaixo opções ótimas pois apoiam as plantas na parede e dão uma ambientalização para o espaço, tornando-o mais gostoso. E se você ama mesmo jardinagem, pode fazer até uma bancada fofa para cuidar das plantinhas.

Varanda com plantas na parede
Varanda com plantas na parede
Quer economizar e fazer algo gracioso e mais simples, vejam as duas fotos acima. Na esquerda você compra tudo pronto: painel vertical, vasos com plantinhas resistentes, a mesinha e duas cadeiras. Pronto, tá feito o cantinho do relaxamento. E na direita um espaço mais colorido. Vasinhos pendurados direto na parede. As pedirnhas que eu amo com um deck no centro e um puf de chita! Acho que esta é a solução mais barata desta postagem.

A namoradeira aqui da esquerda ficará linda com uma almofada colorida de chita. E você a encontra no Meu Móvel de madeira





Varandas pequenas com plantas

Seguindo na linha da economia e pensando que a maioria dos imóveis tem sacadas super pequenas. Não pude deixar de lado as varandas "enxutas" afinal, elas também precisam ser belas. Se os menores frascos escondem os melhores perfumes, nossas varandinhas podem conter todo o charme do apartamento.

Na esquerda um canto com pequenas árvores, um banquinho de praça, pedrinhas e um deck fazendo a integração. Veja que é uma decoração bonita e simples. Já a direita, uma fofura de mínimos espaços. Olhem a graça desta varandinha. Mesinha, floreiras, uma esteira de tapete e tá pronto.

Varandas pequenas e bem decoradas
Varandas pequenas e bem decoradas

Deck na varanda
Deck na varanda
Aqui mais espaços super estreitos e bem decorados.

Primeiro o painel de bambu trançado na parede que pode ser natural ou um papel de parede adesivo. 
Na sequência um balanço (sim, olha com atenção que é um balanço).
O deck, 2 vasos grandes e as pedrinhas que amo.

Logo a direita, um baú com uma almofada em cima. Quadro e plantinhas. Neste caso o piso frio combina super bem. Também é uma decoração barada de se fazer.

Nas fotos de baixo, na esquerda o tapete dá um ar marinho que é completado pelo branco. Livros para momentos agradáveis e algumas plantinhas.

Na direita, o deck e o canto com arranjos. Simples mas que dá ao espaço um ar de que está sendo cuidado. Porque é muito chato ter um canto da casa que não recebe atenção.








Varanda com deck

Amei esses cantinhos também. Esse pisos em madeira como se fossem deck ficam um charme. Na esquerda vejam que cuidado, uma grade na parede com uma trepadeira. O banco de madeira, as pedrinhas. Uma mesinha que recebe um vaso de flor e as floreiras. Já na direita, o pallet e as cores fortes marcam o ambiente. Fica lindo, alegre e super moderno.

Deck na varanda
Deck na varanda

Aqui uma variação de estilos para vocês verem que tem espaço para tudo. Na esquerda o romântico e vintage. Na direita o moderno e clean. Ambos com flores, bem enfeitados e aconchegantes.

Varanda e todos os estilos
Varanda e todos os estilos

Não tenho varanda, e agora?

Calma, também pensei em você que como eu não tem varanda nem sacada. Mesmo assim dá para trazer o verde para perto. Separei algumas ideias.

Primeiro escolha objetos que integrem o verde, como essas luminárias. Outra ideia é uma luminária grande, vertical que fique junto com uma árvore ou vaso maior. Um charme.

Se você tem a sorte de ter um janelão. A foto logo aqui a baixo vai te encantar. Divida a sala e faça um cantinho verde, pode ser estreito, pode ter almofadas no chão. Vai ser um espaço bem relaxante.

Traga as plantinhas para dentro de casa.
Traga as plantinhas para dentro de casa.

 Outra ideia é a hortinha na cozinha. Veja acima uma opção modernina e outra mais vintage.


Para finalizar separei essa imagem. Imaginem acordar e tomar o café da manhã nesta varanda. Ou sentar no fim do dia e relaxar tomando um drink? São essas pequenas coisas que alegram nossos dias. Então reservar um espaço na casa assim é de alto valor para uma vida mais feliz, não acham?

Varanda dos sonhos
Varanda dos sonhos