Casaquinho de Crochê Azul - com gráfico

Olhem que casaquinho lindo em crochê. Super delicadinho.
E na cor azul igual ao céu. E o melhor, tem o gráfico.


Casaco de crochê com gráfico
Casaco de crochê com gráfico

Vejam que é um modelo de casaco bem delicadinho, manga curtinha, ótimo para meia estação. Esta meia manga é ótima para quem é baixinha, pois alonga os braços e deixa o look mais alongado.

É um casaquinho perfeito para usar na meia estação, por cima de uma básica, que pode ser de manga curta ou mesmo de manga longa.

Vejam o gráfico:

Casaco de crochê com gráfico
Casaco de crochê com gráfico

Festa Junina | Tudo que já falamos aqui no blog

Festa Junina

Tudo o que precisa saber para uma festa junina perfeita que agrade a você e a seus convidados. A festa é mais que tradicional e diverte a todos durante o inverno. Também é uma festa muito tradicional no Brasil. Uma das grandes vantagens da festa junina é que ela é super democrática, pode ser muito barata ou muito sofisticada, uma festa que se adapta a todos os bolsos e é comemorada em todos os estados do Brasil.








Origem da festa junina

Festa junina Fogueira
Festa junina Fogueira
A festa junina comemora três Santos, São João, São Pedro e Santo Antônio. Origína-se das festas pagãs de Solstício de verão (na Europa) e como aqui no Brasil nós imitamos a Europa por conta da colonização, acaba sendo uma festa de solstício de inverno. 
O principal ícone da festa junina é a fogueira, comum na comemoração em praticamente todos os países que fazem estas festas. Mas existem mais pontos característicos desta festa que vamos falar neste post.

Música de festa junina

Existem algumas músicas de festa junina bem tradicionais, mas os ritmos brasileiros acabam se misturando e criando uma festa tipicamente brasileira. O forró, o baião, o xote são destaque nas festas juninas do nordeste. No sul a música gaúcha se mistura às canções tipicamente juninas. No centro-oeste o sertanejo insere-se na festa. Mas o embalo das festas juninas fica sempre com as canções tradicionais de festa junina como: Capelinha de melão, Sonho de papel, Pula a fogueira, cai, cai, balão, Isto é lá com Santo Antônio.

Comidas de festa junina

Festa junina | Magali e Cascão by Maurício de Sousa
Festa junina | Magali e Cascão by Maurício de Sousa
A parte mais deliciosa da festa junina são as comidinhas e receitas típicas das festas. Cada região tem sua  peculiaridade. Nas regiões mais frias, destacam-se as comidas e bebidas quentes. Nas regiões mais quentes, os alimentos são típicos também. E por tratar-se de uma festa relacionada ao campo, os vegetais fazem parte da mesa sem medo.
Já falamos muito no blog sobre comidinhas juninas. Vejam alguns dos nossos posts:

Cupcake de Festa Junina: neste post você vê várias ideias para decorar cupcakes com temas de festa junina, e o legal deste post é que tem ideias bem fáceis de fazer para decorar o bolinho. Ah, também já  postamos uma receita fácil de cupcake. Confira!

Também já falamos de outras delícias: Pamonha, pé-de-Moleque e bolo de fubá.

Convite festa junina

Festa junina | Magali e Cebolinha by Maurício de Sousa
Festa junina | Magali e Cebolinha by Maurício de Sousa
O convite da festa junina sempre é de acordo com seu propósito. Se for uma festa pública, o convite é boca a boca, um fala para o outro. Mas há festas tão tradicionais que nem precisa de convite, são aquelas coisas típicas que todo mundo sabe.
Agora se a festa é particular, um convite faz um mimo aos amigos e dá um clima para sua festa. Um lindo convite pode aumentar a expectativa e fazer uma festa junina muito mais divertida.
Já fizemos um post sobre convites de festa junina, confira!

Brincadeiras de festa junina

Festa junina | Turma da Mônica by Maurício de Sousa
Festa junina | Turma da Mônica by Maurício de Sousa
As festas juninas ganham um caráter de quermesse e geralmente são promovidas por igrejas, escolas e comunidades. Assim, reúnem a família inteira e muitas crianças. E para alegrar as criança só mesmo um monte de brincadeiras.

Existem brincadeiras bem tradicionais das festas juninas e elas são bastante simples e despertam habilidades básicas nas crianças como pontaria, paciência, etc.

Vestido de festa junina

Por tratar-se de uma festa popular e caipira, os vestidos são bem coloridos, geralmente feitos de chita. As saias são na altura do joelho, ou no meio da canela. São rodadas para dar dinâmica ao movimento da caipira. Rendas, broderi e fitas fazem os detalhes. 

No cabelo vão flores ou um chapéu de palha enfeitado com fitas e flores.

Já falamos muito aqui no blog sobre as roupinhas e vestidos de festa junina. Veja o que já falamos:
Vestidos de Festa Junina
Vestido infantil de Festa Junina
Vestido de Caipira
Vestido de Noivas Caipira para festa junina

Enfeites para festa junina

Os enfeites de festa junina abrem um leque de possibilidades. São baratos e muito coloridos. Os elementos naturais como palha, legumes, madeira são fundamentais para trazer a ideia de roça. 
Fitas e elementos típicos ajudam a enfeitar a festa junina.

Também são tradicionais as bandeirinhas que são feitas de folha de revista e decoram todo o salão da festa. Até as comidinhas acabam se tornando belos enfeites de festa junina, basta decorar um pouquinho.

Decoração de Festa Junina

Festa junina | Mônica e Cebolinha by Maurício de Sousa
A decoração festa junina geralmente é feita por um grupo de pessoas e leva vários dias, isso promove a amizade e o trabalho em grupo, o que acaba dando um gostinho a mais nas festas juninas.
As bandeirinhas são feitas com a ajuda das crianças que precisam juntar várias revistas e recortar. Depois colar nos fios e só então pendurar no salão.

As mesas também são um espaço especial para a decoração da festa junina. Elas são coloridas e reúnem as delícias da festa.

Pronto, agora que você já conhece o essencial das festas juninas, pode se divertir lendo nossas postagens sobre festa junina e decidindo como vai ser a sua.


Brownie de Páscoa Especial

Achamos este Brownie de páscoa especial e não conseguimos não compartilhar com vocês. O Brownie de Páscoa é feito dentro de uma casquinha de ovo gente. Não é demais para presentear?

Vamos à receita?

Brownie de Páscoa Especial na casca do ovo


O que você vai precisar ter para fazer o brownie de Páscoa:

- Ovos (para usar a casquinha)
- 200 g de chocolate meio amargo
- 1 tablete de manteiga
- 3 ovos grandes
- 1 xícara de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 xícara farinha
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó




Como preparar as cascas de ovo para o brownie de Páscoa:

- Fure com cuidadinho o fundo da casca dos ovos. Pode usar um saca-rolhas.
- Aumente um pouquinho o furo quebrando a casquinha com cuidado.
- O furo deve ter o tamanho de um bico de confeitar, para você poder colocar a massa ali dentro da casquinha.
- Tire o ovo do ovo :) e lave o interior muito bem.
- Coloque as casquinhas de molho em água com sal por 30min (100g de sal para cada litro de água). 
- Enxágue e coloque para secar com o furo para baixo sobre uma toalha. 
- Unte as cascas por dentro com uma colher de chá de óleo.

Como preparar o brownie de Páscoa:


- Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas;
- Misture a manteiga no chocolate;
- Deixe esfriar;
- Em uma vasilha bata os ovos e o açúcar até que fique uma mistura uniforme. 
- Misture o chocolate derretido com os ovos. 
- Adicione a farinha, o sal e o chocolate em pó, misturando tudo com uma colher até ficar uniforme. 
- Coloque as cascas de ovos untadas numa forma de assar cupcake. (para que fiquem em pé, use papel alumínio. Se não tiver formas de cupcake, veja alguma que você consiga deixar os ovos firmes e em pé);
- Coloque a massa num saco de confeiteiro (ou num saco plástico mais grosso, furando uma das pontas). - -- Encha até 3/4 das cascas de ovos com a massa. Se encher mais a massa vai transbordar, se encher menos não ficará no formato certo de ovo. 
-  Asse os ovos no forno à 180 ºC por cerca de 15 a 20 minutos.
Deixe esfriar e coloque os nas embalagens que desejar.

Está pronto o presente!

Tapetes de Crochê | Tapetes de crochê sem medo de errar

33 dicas de tapetes de crochê
33 dicas de tapetes de crochê
Os tapetes de crochê nunca saem de moda. E o assunto interessa tanto para quem é artesã e adora crochê quanto para quem busca opções clássicas de decoração. Os tapetes de crochê podem decorar vários ambientes da casa e podem puxar seu ambiente para o clássico ou para um estilo bem "hand made".

Veja algumas dicas para não errar na escolha do seu tapete de crochê.









Tapetes de Crochê no banheiro:

No banheiro você pode utilizar apenas o tapete de crochê, que pode ser mais clássico ou até divertido. Além do tapete tem os acessórios como o porta papel higiênico e a tampa do vaso.
A criatividade não tem limites, mas é importante você pensar no seu banheiro quando estiver comprando, ou fazendo a peça de crochê. Nem todo banheiro é adequado para todas as peças.

Tapetes de crochê verde e rosa para o banheiro
Tapetes de crochê verde e rosa para o banheiro
Veja, este banheiro é bem pequenino, então precisa de peças delicadas. Ele também tem uma parede verde no fundo e o armário é branco e bege.

Um ambiente pequeno já com bastante informações de cores. Portanto é preciso cuidado.

A peça escolhida é bem bonita, mas está no limite para o ambiente. O ideal seria que a peça tivesse o mesmo tom de verde da parede.

Um conjunto com detalhes em bege harmonizaria com o armário e seria mais neutro. Uma peça só com verde, sem o rosa também seria uma ótima opção.


Tapetes de crochê para banheiro
Tapetes de crochê para banheiro



 Já este banheiro é mais amplo e permite mais detalhes nos tapetes. As flores em relevo dão o colorido para o banheiro que é todo branco e com móveis em madeira escura. Veja que o tapete de crochê não "briga" com os outros elementos.

Esta peça é, provavelmente feita com o cordão Barroco da Círculo. É um fio degradê que dá um efeito mais leve ao crochê. O fio base nesta peça é cru e bege. Perfeito para quebrar o branco.
Tapetes de crochê com fio fino
Tapetes de crochê com fio fino
 Aqui um modelo bem clássico e que combina bem com banheiros mais sofisticados.
Um fio mais fino torna a peça mais delicada que as feitas em cordão. É mais trabalhoso, mas banheiros pequenos e mais modernos precisam de peças de acordo para não destoar.

Os bicos nas pontas do tapete são bem trabalhados, dando um efeito de renda muito bonito.

As peças mais delicadas também são ótimas para banheiros pequenos.



Esta peça também é versátil. A parte vazada do meio a torna bem leve. Permitindo que fique bem inclusive em banheiros pequenos.

Tapetes de crochê cru com verde
Tapetes de crochê cru com verde
Os detalhes em um tom único dão a graça e o diferencial do tapete de crochê. Vejam que combinou perfeitamente neste espaço.

Já a peça abaixo tem uma única cor e flores como detalhe. É uma ótima solução quando não queremos pesar no espaço. Flores robustas na cor do próprio tapete. Menos informação, menos chance de errar.
Tapetes de crochê cru com verde
Tapetes de crochê cru 

Tapetes de crochê vintage
Tapetes de crochê vintage
Agora olhem este ambiente que lindo que ficou. Vejam que o tapete é de crochê bem tradicional, tanto no modelo quanto nas cores. Vejam como ficou harmônico aqui no ambiente. O banheiro é meio rústico e grandinho. A pia é mais robusta e retrô. Os armários bem rústicos, mas de muito bom gosto. E o destaque vai para o tapete que completa a decoração. Os tons do tapete são os mesmos que nos armários, isso ajuda a reduzir a quantidade de informações e deixar a peça agradável.










Tapetes de Crochê no quarto

O quarto também é um ambiente em que os tapetes são bem vindos. Principalmente quando temos piso frio, ou laminados. É bem gostoso acordar de manhã pisando em um paninho quentinho. Além de ser uma ótima decoração. Novamente, é preciso harmonizar o tapete com o resto do quarto para ficar bonito.

Separei algumas ideias para mostrar para vocês.

 Primeiro, este ursinho fofo para descontrair. Uma gracinha para quarto de bebês. Maior dó de deixar ele no chão.
Tapetes de crochê para quarto de bebê
Tapetes de crochê para quarto de bebê


Tapetes de crochê para quarto de menina
Tapetes de crochê para quarto de menina
Aqui o quarto de menina recebeu um tapete redondo nos tons da decoração. Fica ótimo pois completa a cor do quarto, combina com a decoração e tem um ar de "feito especialmente para mim".

Vejam que o piso e as paredes são brancos, então a cor encaixou perfeitamente. 

Pisos coloridos pedem um pouco de cuidado na escolha das cores, para não tornar o ambiente muito pesado. Ainda mais quando falamos de quarto de dormir que precisa ser agradável e leve.
Tapetes de crochê para quarto de menina
Tapetes de crochê para quarto de menina
Outra opção para o mesmo quarto, aqui são vários círculos que formam o tapete, a mescla de cores deixou o tapete bem harmônico. Como o quarto é bem leve, ficou perfeito. Ambas as peças são criações da Márcia Sartori.


Tapetes de crochê para quarto
Tapetes de crochê para quarto

Já este tapete chama bastante a tenção no quarto. Ele tem formato diferenciado, flores em relevo e é bastante colorido. É lindo, mas precisa ser pensado antes de colocado no ambiente.

O quarto deve ter pouca informação, aqui os móveis são claros e brancos. A colcha é branca também. Então o tapete diferente e colorido cai bem.

Outro detalhe importante, o piso é de madeira bem escura, então cores amadeiradas são uma opção válida, aqui se usou o laranja e o verde que casou perfeitamente. É provável que o tapete de cima, rosa, não ficasse tão bom em um piso escuro como este.


Tapetes de crochê para quarto
Tapetes de crochê para quarto
 Aqui um clássico tapete de cordão cru na lateral do quarto. Ficou ótimo pois não conflita com o piso que já tem detalhes em duas cores e exige um tapete neutro. Escolha perfeita.

Veja agora como usar os tapetes de crochê no quarto

como usar os tapetes
como usar os tapetes
Aqui não são tapetes de crochê, mas vão mostrar para vocês algumas opções para dispor os tapetes no quarto.
Aqui ao lado, um trilho maior nos pés da cama e dois menores na lateral. São as posições mais tradicionais de se usar tapete nos quartos de casal.

Vejam que esta combinação ficou ótima e é perfeita para uma peça de crochê.
Aqui temos um quarto infantil, com um tape de redondo no centro do quarto. Também fica ótimo.
como usar os tapetes: redondo no centro do quarto
como usar os tapetes: redondo no centro do quarto

Nas próximas duas fotos, o tapete é grande e fica embaixo da cama. Veja que em uma ele começa quase na cabeceira, na altura do criado mudo e na outra o tapete começa do meio da cama.

Tapetes usados embaixo da cama de casal
Tapetes usados embaixo da cama de casal

Tapetes usados embaixo da cama de casal
Tapetes usados embaixo da cama de casal

Aqui um quarto de bebê, com tapete maior na lateral do berço.

Tapetes usados no quarto do bebê
Tapetes usados no quarto do bebê

Este é bem surpreendente, o tapete redondo fica no canto da cama. É vantagem pois ele não vai ficar saindo do lugar o tempo todo.
Tapetes redondo
Tapetes redondo

Outra opção com um grande tapete redondo.

Tapetes redondo
Tapetes redondo

 Novamente um retangular que começa no fim da cama. É uma boa opção para fazer de crochê, pois não precisa ser tão grande.

Tapete retangular embaixo da cama
Tapete retangular embaixo da cama

Tapete retangular embaixo do berço
Tapete retangular embaixo do berço

Tapetes retangulares nas laterais da cama de casal.
Tapetes retangulares nas laterais da cama de casal.

Tapetes de Crochê na sala e corredor

Outro espaço ótimo para tapetes de crochê é a sala. Vejam algumas ideias:

Pequeno tapete de crochê abaixo de mesa de canto
Pequeno tapete de crochê abaixo de mesa de canto

Trilho de crochê servindo de tapete
Trilho de crochê servindo de tapete

Tapete de crochê redondo
Tapete de crochê redondo
 Esta peça redonda é ideal para salas grandes pois ela integra o ambiente. Deve ficar no centro entre os sofás. O tamanho deve ser adequado à sua sala, ocupando o espaço sem móveis, ou, maior, começando abaixo dos móveis.
Este tapete tem o poder de deixar sua sala mais convidativa.







Tapete de crochê colorido para sala
Tapete de crochê colorido para sala
 Aqui outro modelo menor, que fica embaixo de um vaso grande. É ótimo para integrar a peça de decoração ao ambiente. O Vaso sozinho no canto pareceria esquecido. Usar um tapete o faz pertencer à casa.

Como este modelo é super colorido, ele é perfeito para ambientes de menos cores, mais neutros e para peças decorativas mais neutras. O tapete poderia ser cru, para um efeito mais leve.





Tapete de crochê rústico
Esta peça está linda e combinou perfeitamente com o móvel de madeira, deixando o ambiente mais rústico.

Veja que as tiras horizontais e o degradê de cores deixa a peça mais leve, e os vazados lembram renda, colaborando com o efeito leve da peça. É uma ótima alternativa, principalmente para ambientes pequenos.
Tapete de crochê para sala
Tapete de crochê para sala
 Aqui o tapete ganha um grande destaque, primeiro porque um trabalho de crochê grande sempre ganha destaque. Segundo por ele ter um desenho e muitos detalhes.
Veja que mesmo com muitos detalhes, a peça é leve e não pesou no ambiente. A cor única e clara combinou com o piso escuro.
O ideal é usá-la com sofás sem estampas, mas eles podem ser coloridos, para contrastar com o branco do tapete.

Uma peça complementar, como a abaixo, pode ser usada no mesmo ambiente, abaixo de uma mesinha, aparador ou mesmo no bar.

Tapete de crochê para sala
Tapete de crochê para sala
Outras opções bem bonitas. Lembrem que quanto mais fino o fio, mais delicada a peça.

Tapete de crochê para sala com tulipas
Tapete de crochê para sala com tulipas


Trilho de crochê colorido
Trilho de crochê colorido
 Escolhi este trilho por ser bem diferente, colorido e ter encaixado perfeitamente no ambiente. Ele alonga o corredor. Veja que a tonalidade, embora bem colorida, combinou com o piso de madeira.

É uma peça perfeita para móveis mais robustos, de madeira, maiores.

Casas antigas e móveis rústicos se encaixam neste tipo de tapete. Além de ele ter esse gostinho de presente de vó. Que sempre deixa a sala mais quente. Perfeito para casa de família.












Tapete de crochê para sala
Tapete de crochê para sala

Tapete degradê

 Este tapete foi separado pelo efeito que deu no ambiente e por você poder reproduzir efeito similar em crochê. As listras são degradês de verde, no tom do armário e da decoração. Uma forma de usar um colorido sem pesar o ambiente.
Tapete de crochê azul
Tapete de crochê azul







Por fim, esta peça bem tradicional, de cordão, e que encaixou perfeitamente nesta sala. Ela se destaca no ambiente e rouba o centro da decoração.  Uma graça.










E então, gostaram de nosso post? Vai ajudá-las na escolha de seus tapetes e trabalhos de crochê?

Se sim, ajudem-nos a divulgá-lo. Compartilhe no Facebook e clique no +1 que fica ali em cima, perto do título! obrigada!

Guirlandas de Páscoa

Ainda falando de páscoa, separamos várias ideias de guirlandas de páscoa para você usar na sua decoração.

Olhem que gracinha esta guirlanda, parece uma graminha, mas é apenas uma lã especial verdinha. Basta enrolar e colar as florzinhas que podem ser compradas prontas. Uma fita rosa vai servir para pendurar a guirlanda de páscoa na sua porta.

Aqui a guirlanda tem o formato de uma cenoura, bem grande e irresistível para o coelhinho da páscoa.
Ele é feito com fitas largas, laranja e verde.

Aqui é uma guirlanda de páscoa que mistura vários elementos de páscoa. Algumas peninhas, casinhas ovinhos, coelhos, cenouras de tecidos - já mostramos ideias de cenouras de páscoa aqui no blog.
Compre uma base de guirlanda, algumas fitas e vários elementos decorativos. Aí você pode ir colando e decorando sua guirlanda.

Outra ideia bem diferente. Uma moldura de quadro vazada dá suporte para esta guirlanda. Escolha algumas graminhas artificiais ou faça uma guirlanda como a primeira que mostramos. Depois pinte os ovinhos coloridos e cole no meio da graminha. Pronto, está feita sua guirlanda.


Outra bem fácil, uma base quadrada forrada de tecidos coloridinhos.


Aqui é uma guirlanda feita de ovinhos de cordão. São feitos de bexigas. Dá para usar em várias decorações, esta é apenas uma das ideias que dá para fazer com este tipo de ovinhos.

 Olhem esta feita com folhinhas de verdade e flores que podem ser naturais ou artificiais.


Aqui é uma guirlanda Alice no Pais das Maravilhas.


Olhem que simples e bonita esta. Apenas cordão e ovos de galinha que nem foram pintados.


Aqui uma ideia feita de lã, que pode ser finalizada com coelhinhos de feltro - também já mostramos várias ideias aqui no blog.

Outra ideia diferente e linda, fitas largas com ovos gigantes decorados.

Aqui um chapéu com cara de coelho.


Esta ideia é bem rústica:

Super colorida feita de papel machê ou de caixinhas de ovos.


Novamente a moldura como base da guirlanda .


Aqui a guirlanda é feita com tule colorido.


Feltro

Esta pode ser feita com feltro ou com peças de lã recortadas.


Botões

 Muitos ovinhos e fitas!

Palhinha pintada.

Lavanda

  Botões em forma de coelho.


Olhem que gracinha!

 Ovinhos verdes!

Fitilho e fitas

Quilling

Outra ideia mais rústica

Aqui imitando graminhas