Almofadas de Crochê | Tudo o que você precisa saber

As fotos de almofadas de crochê que posto na nossa página do Facebook são sempre muito curtidas e compartilhadas. Por isso resolvi criar esta postagem, para compilar o que tenho mostrado no blog e no Face sobre almofadas de crochê e para mostrar um pouco de como usar elas na decoração para deixar sua casa linda com produtos feitos a mão.

Almofadas de crochê, os tipos de linhas

Almofada de crochê com barbante

Almofadas de crochê com barbante
Almofadas de crochê com barbante

Vejam que o barbante dá um acabamento mais pesado às almofadas de crochê. Porém é possível criar belas peças mesmo assim. Para usar almofadas de crochê com barbante você precisa harmonizá-las na decoração. Já falei um pouco sobre como decorar com almofadas em outro post.

A primeira almofada, da esquerda, é feita em barbante cru com detalhe de uma flor colorida. Vejam a receita no blog  da Josana: Almofada de crochê branca com flor colorida

A segunda, coloridona, é feita pela Círculo para divulgar o fio Barroco. Veja a receita: Almofada de crochê barbante colorida. Como ela é super colorida, ela chamará muita atenção na sua casa, por isso precisa ser colocada em um lugar de destaque ou em um lugar com muitos elementos.

Abaixo temos uma almofada em cordão rústico, vejam como ficam lindas. Ambas estão à venda na loja Vovó Francelina, então não tenho a receita.

Por fim, uma almofada de crochê de barbante super tradicional que mistura várias cores fortes. E mesmo assim fica bonita se bem posicionada. Gostou dessas ideias? Então confira nosso post com 15 Ideias de almofadas de crochê tradicionais.

Almofada de crochê com linhas finas

Almofadas de crochê com linha fina
Almofadas de crochê com linha fina
Para efeitos mais delicados, as linhas finas são as mais recomendadas. Demora mais para fazer, mas elas ficam muito mais delicadas. Vejam alguns exemplos que achei para mostrar como esse tipo de linha fica mais delicado, e desta forma fica mais fácil e acertar a decoração com suas almofadas de crochê.

Estas das fotos são apenas exemplos, infelizmente não localizei os gráficos.  Mas vejam que são desenhos bem simples. A escolha do material certo é metade do caminho para ter uma almofada de crochê ideal para seu espaço.





Tipos de almofadas de crochê

Para ajudá-las a planejar sua próximas almofadas, e até para acertar quando se vai fazer uma almofada de crochê para presentear alguém, criei algumas categorias que podem inspirar vocês.  Acredito que neste post vocês vão poder ver que a almofada de crochê pode ser adaptada a qualquer estilo de decoração, basta saber a medida e a harmonia para criá-la. Foi mais ou menos isso que tentei passar neste post.

Almofadas Tradicionais só de crochê

Almofadas de crochê coloridas
Almofadas de crochê coloridas
Vejam que estas almofadas são feitas 100% em crochê, todos os espacinhos são made in agulhas. E vejam como os trabalhos são diferentes. Olhem a verde da esquerda, tradicional, tom sobre tom, perfeita para uma sala ou quarto de uma pessoa que gosta de cores neutras e discretas. Uma combinação de 4 almofadas destas ficam perfeitas em um quarto de dormir com uma colcha branca ou em tons verde.
Já a do centro, harmoniza com ambientes coloridos, rústicos e alegres. Perfeita para quebrar a frieza de uma sala monocromática, para a sala de estudos ou quarto de brincar.
Embaixo, na esquerda uma almofada de crochê com tons pastel e com traços horizontais, ela fica mais moderna e combina com quarto de bebê ou um canto mais romântico.
Em cima, a direita, uma almofada bem tradicional, tipo casa da vovó. Combina com poltronas grandes e confortáveis.

Almofadas de crochê com tecido ou outros materiais

Nesta categoria tem várias opções, basta usar a criatividade. 
Almofadas de crochê  com tecido
Almofadas de crochê  com tecido

A proposta é misturar o tecido com o crochê. A forma mais fácil de fazer isso é como nas almofadas de crochê aqui de cima: almofada de tecido colorido ou tom sobre tom e crochê por cima. Para tanto, escolha um gráfico bem espaçado, para que o tecido de baixo apareça bem.

Almofadas de crochê  com aplique de tecido
Almofadas de crochê  com aplique de tecido


Já nestas almofadas o crochê é apenas um aplique. Uma peça de crochê colada na almofada que pode ser feita do tecido que você desejar. Se você gostou destes modelos aqui de baixo, vai amar a postagem que mostro algumas almofadas de crochê mais "modernas", confira!

Almofadas de tecido com barrinha de crochê
Almofadas de tecido com barrinha de crochê

Agora as almofadas são de tecido com bordinha em crochê. São super versáteis pois basta você escolher uma estampa que combine com sua decoração e fazer a barrinha. Além disso é rápido e fácil de fazer.

Mais duas ideias aqui embaixo, ambas são feitas de tecido. Uma leva uma tira de crochê e a outra leva uma barrinha na borda e um aplique no centro.

Almofadas de crochê aplicado
Almofadas de crochê aplicado


Vejam aqui uma ideia de como integrar a almofada de crochê na decoração.
Neste caso foi escolhida uma cadeira de canto que ganhou uma manda branca, neutra. Em cima uma almofada de crochê em tons azuis, para dar um clima mais introspectivo.

Se quiser alegrar o cantinho, escolha uma almofada de crochê bem colorida. Ou uma rústica como a que mostro nesta montagem.

Viu, é só pensar no estilo e daí ir atrás da almofada que vai ficar perfeita para o efeito que você deseja.

Almofadas de crochê na decoração
Almofadas de crochê na decoração

E então? Qual linha você mais usa? Qual estilo de crochê você mais gosta? Compartilhe conosco sua opinião!