"Você te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"

Bem Nascidos | Compre ou DIY seus Bem Nascidos

Fizemos aqui no blog um guia de lembrancinhas de maternidade esses dias e ele ficou tão cheio de fofuras que resolvemos fazer mais e mais posts sobre o assunto. Começamos com os Bem Nascidos, uma lembrança deliciosa e perfeita para quem escolher fazer uma lembrança comestível e tradicional.

Bem Nascidos - A Origem

O Bem Nascido é o famoso bem casado aplicado ao nascimento de um novo bebê. É um doce muito popular em Portugal e bem tradicional aqui no Brasil. O Bem nascido é muito mais que um doce, pois além da delícia ele vem envolvido em embalagens tão graciosas que dá até dó de abrir. Por isso o bem nascido acaba encantando pela beleza e pela gostosura.

Tradicionalmente o Bem Nascido é dado como lembrança de maternidade ou às primeiras visitas do novo bebê e simbolizam prosperidade para ele. O Bem Nascido combina perfeitamente com lembrança de maternidade pois é uma massa bem macia com um recheio bem doce e harmoniza perfeitamente com este momento da vida de uma família.

Bem Nascidos - A Receita

Para fazer o bem nascido precisamos de ovos, açúcar, farinha de trigo e fermento. O recheio é feito com um delicioso doce de leite. É um doce bem fácil de fazer, o mais difícil é manter a homogeneidade dos bolinhos para ficarem bonitos. Veja a receita completa do bem nascido.

Bem Nascidos - DIY - Faça você mesmo

Depois de você conhecer um pouquinho mais sobre este doce, achamos conveniente mostrar primeiro os modelos mais simples e fáceis de fazer, assim você se inspira e coloca a mão na massa para receber seu mais novo pimpolho. Veja então Bem Nascido DIY!

Falamos ali em cima que o mais difícil do processo de fazer o bem nascido é deixar ele bonitinho, mas tem um outro detalhe, como o bem nascido vai em uma embalagem enfeitada, o que disfarça um pouco um bolinho. Assim, é se você quiser pode fazer seus próprios Bem Nascidos. Agora se você estiver muito barriguda é melhor pedir ajuda para a mãe, vó, irmã.

Vejam esta embalagem, o bem nascido vai dentro de um saquinho culinário.  Cole com uma fita adesiva  ou etiqueta. Feche bem o saquinho pois o bem nascido é um doce bem melequento. Depois corte um retângulo em papel colorido e enrole os saquinhos. Para o acabamento, fitinha de cetim e um topinho.


Esta outra embalagem é muito simples de fazer também. Você deve comprar um broderi bem largo. Um dos lados você dobra para dentro, para dar um acabamento legal. Do outro, você não faz nada, o corte a laser faz o trabalho para você.
Depois basta fazer o tope com a fitinha de cetim. Viu, muito fácil, não precisa costurar nem colar nada.

 Aqui um modelo mais trabalhoso mas bem fácil. Os saquinhos de papel você pode comprar pronto. As etiquetas você pode mandar fazer em papel adesivo em uma gráfica expressa. Eles podem criar o selo para você por um preço bem acessível. Complete com um corte de tesoura de picotar. A alcinha é feito com fita de cetim.

Vamos agora as embalagens mais tradicionais dos bem nascidos, feitas com papel ou tecido. São fáceis de fazer e ficam lindas.

Bem Nascidos - Embrulhinhos fofos

Outra opção de embalagens são as trouxinhas de tecido. São infinitas possibilidades para este modelo de embalagem de bem nascido, as trouxinhas podem ser feitas de papel ou tecido e serem enfeitadas com fitas e o que sua criatividade permitir.
Vejam que estas são um tecido com uma cordinha fina. Ficou gracioso por conta dos tecidos fofos. Você pode escolher o paninho que mais combina com o seu pequeno.


Essas embalagens são feitas com papel crepon encerado, são brilhosas e muito bonitas e tem várias cores. Esta é a embalagem mais tradicional. Cuidado para o papel ser especial para alimentação, compre em casas especializadas.
 Aqui o doce fica no papel branco que pode ser uma embalagem para doces ou papel, enrole com uma fita larga e depois faça um top com duas cores de fitas.


Aqui o bem nascido é enrolado com papel listrado e fita especial combinando. O arremate é uma mamadeira que poderá ser feito com um botão, biscuit ou outro elemento.


Aqui uma trouxinha poá e uma fitinha, quer coisa mais simples?

Para os baianos:

Nesta o tecido é sem estampa, branco com uma flor artificial.


Esta embalagem é ótima, são um passa fita que faz a graça da embalagem. Não é lindo?

Agora vamos aos modelos mais difíceis de fazer, mas não impossíveis. Imagina você contando para sua filha que você fez as lembrancinhas dela, uma a uma? Quem sabe ela peça para você ajudar com as lembranças de seus netos.

Embalagens de Bem Nascidos 

Esta é uma caixinha que você pode comprar pronta e personalizar com a etiqueta.  Use a criatividade e decore sua caixinha deixando-a com a sua cara.


Essas caixinhas você compra pronta em lojas de festas ou doces. É só escolher a estampa disponível.


Aqui é uma embalagem mais elaborada, uma caixa de papelaria decorada embala a trouxinha com o bem nascido.

Outra embalagem bem prática mas que com esta estampa ficou linda.


Esta é simples, compre uma caixinha branca de papelão. Em cima coloque um passa fita, aqui branco com fita de cetim branco, mas você pode combinar as cores que quiser. Embaixo uma fita de cetim combinando. Use cola quente para colar, dá um acabamento melhor e fica mais rápido de fazer.


Aqui você pode fazer um cartãozinho com uma foto de você grávida ou uma reprodução de sua eco-grafia. Cole sobre a caixinha e amarre com a fitinha. No detalhe pode ser um terço, uma chupeta, ou uma medalhinha.

Aqui a embalagem é uma caixinha com tampa de acetato, encontrada em casas especializadas.


Olhem que linda e diferente esta embalagem? Dificilmente você encontrará pronta, mas dá para fazer. Faça um molde, risque e corte com tesoura ou estilete. Depois compre os prendedores.


Aqui é um modelo tradicional de caixinha, para decorar você pode comprar adesivos e colar sobre a caixinha pronta. Fitinhas no acabamento.
 Outra opção com tampa de acetato e papel corrugado.

Embalagens compradas prontas também ficam bem bonitas:





Bem Nascidos com Fraldinhas

Adoramos este modelo, tem tudo a ver com lembrança de maternidade. São fáceis de fazer e podem ter a cor que você quiser, basta escolher entre tecido de algodão colorido ou o próprio tecido de fraldinha. Para fechar, joaninhas.

Primeiro um modelo com tecido.



Aqui a diferença é que a fraldinha enrola todo o docinho.


 Aqui é tecido de fraldinha.


Detalhe com a chupeta.

Bem Nascidos com Medalhinhas

Se você é religioso pode usar uma medalhinha relacionada com Deus ou Santos.

Se não quer a questão de religião, uma menininha, uma chupeta ou algo relacionado também é ótimo.


Aqui são medalhinhas de santos.


Bem Nascidos com Origami

Adoramos origami e não poderíamos deixar esta arte de fora de nossa seleção.

Primeiro o tradicional Tsuru colado em cima da trouxinha branca. 


Aqui um modelo mais complexo, um moisés de origami para embalar o bem nascido.


Aqui uma embalagem Tsuru.


Um sapatinho que pode ser colocado em cima do doce ou usado como cestinha.


Este é um modelo bem comum de cestinhas de origami que podem ser usados.


 Aqui as estrelinhas foram usadas na decoração.


Rosas de dobradura:

Origami enfeitando a caixinha.


Aqui um trabalho de mestre, mas que fica muito lindo.


Kit com Bem Nascidos 

Se quiser, você pode fazer um kit para cada visita, é um pouco mais caro, mas com toda certeza, uma lembrança inesquecível.

Aqui uma caixinha especial que pode ser usada para colocar uma foto depois. Dentro 3 bem nascidos.


Aqui um bem nascido e uma vela.


Kit com 9 bem nascidos, nas laterais uma fitinha, no centro um terço.


Aqui uma caixinha de vidro com 2 bem nascidos.


Um kit com 4 bem nascidos.


Já neste se combina bem nascidos e amêndoas doces.


Esta embalagem é linda e dá para ser reproduzida.  Em um lado o doce embalado com uma tira de papel colorida. No outro um Tsuru com uma mensagem.


Bem Nascidos Diferentes

Olhem que graça este modelo feito com papel vegetal.


Aqui é uma embalagem feita com técnicas de scrapbook.


Um broderi de tecido embala esta peça.


Bonequinhas

Uma telinha

Acetato e origami

Anjinhos

Tecido

Um berço
 Mensagens

E então, gostaram dessas ideias?
Veja outras postagens sobre lembrancinha de maternidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More