Almofadas decorativas | Use certo

Almofadas são deliciosas, almofadas decorativas são deliciosas e ainda dão um charme único para seu ambiente.

Há quem pense que almofadas decorativas só servem para bonito. Acredito que casa bonita é casa mexida, com gente dentro usando tudo e tirando tudo do lugar. Por isso escrevi este post, para mostrar como unir almofadas decorativas nos ambientes da sua casa, deixando tudo aconchegante e lindo. Vamos nessa?

Almofadas decorativas nos ambientes

Almofadas decorativas em área externa
Almofadas decorativas em área externa
 Você pode apelar para almofadas decorativas como peças chave para qualquer ambiente. É perfeito para quem adora ficar mudando tudo em casa o tempo todo e logo enjoa da decoração. Se você criar ambientes coringas pode apostar nos objetos de decoração e nas almofadas para dar seu toque pessoal.

Além disso, almofadas decorativas são fáceis de trocar e você mesma pode fazer as suas.

Veja este ambiente aqui da foto, é uma área externa coberta com uma poltrona branca, paredes brancas e almofadas coloridas acompanhada de uma manta nas mesmas tonalidades.

Veja que como o ambiente é todo branco, a decoradora usou muitas almofadas. Para fazê-las você pode comprar os tecidos estampados de cores que se complementem. Escolha o tom e faça seu mix.

Para um ambiente externo opte por tecidos impermeáveis, procure em lojas especializadas em decoração, são os tecidos usados para forrar sofás e são bem mais resistentes.

Almofadas decorativas preto e branco
 Aqui o ambiente é super clean e as almofadas decorativas vão completar o sofá branco. Veja que a decoração é branca e roxa, mas a almofada ganhou tons preto e branco, duas cores neutras, que combinaram perfeitamente no ambiente.
Já nesta sala temos uma mistura de cores e tons que juntos criaram um ambiente bem harmônico.  Cuidado, pois ao misturar muitas coisas e cores as chances de errar são bem maiores. O contraste pode acontecer, mas deve ser planejado. Escolha tonas claros e escuros ou cores complementares. 
Almofadas decorativas em cores contrastantes
Almofadas decorativas em cores contrastantes
 Aqui a parede é um verde cítrico, com um rodapé bem alto branco. O sofá é bege, bem neutro e o tom combina perfeitamente com a parede pois busca uma linha mais natural.
As almofadas misturam o verde cítrico o rosa e tons vermelhos terrosos. Combinou porque a cor complementar do verde é o rosa, então mesmo bem diferentes eles harmonizam. E os tons terrosos fazem  a combinação tanto com o verde quanto com os laranjas, vermelhos e rosas.
Só não gostei da mesinha em metal, seria melhor uma mesinha de madeira ou até branca.

Almofadas decorativas coloridas
Almofadas decorativas coloridas
 Olhem esta combinação, bem similar com a de cima, sofá tom bege e móveis de madeira. Painel de madeira na parede. A decoração, ou o estilo do ambiente ficou por conta da madeira e das almofadas super coloridas. Vejam que todas as almofadas decorativas desta sala são bem estampadas e coloridas, já o fundo das almofadas seguem alguns padrões, temos 3 claras, 3 alaranjadas e 2 azuis.

Observem também que são muitas almofadas, do tipo que tem que tirá-las do lugar para sentar. A quantidade de almofadas decorativas pode variar ao seu gosto. Pense no que seja prático para você, mas que dê o estilo que você está buscando. Parede branca, sofá branco, tapete branco e duas almofadas apenas talvez não dê o efeito que você imaginou. Se você quer que o auge de sua decoração seja as almofadas decorativas, precisa dar o destaque para elas.
Almofada decorativa Feita com Estêncil
Almofada decorativa Feita com Estêncil
 Vejam este ambiente, parede e sofá claro, o destaque fica para as cores da decoração. O rosa prevalece e o marrom faz a união dos móveis com os objetos de decoração.
Na lateral um galho decorativo marrom, com alguns enfeites coloridos, são em laranja, mas eu priorizaria em rosa. Na lateral tem uma mesinha com uma bandeja em cima. Eu faria a mesinha rosa ou marrom, para não inserir mais uma cor.
Agora foca nestas almofadas decorativas, são todas brancas, ou bege, com folhas pintadas. O legal deste modelo é que você mesma pode fazer. A técnica usada é a de estêncil.  São apenas duas combinações, rosa e marrom e marrom e verde. Ficou bom pois sua casa não ficará parecendo casa do dirigente da Mangueira : )

Almofada decorativa cores complementares
Almofada decorativa cores complementares
 Novamente o verde e rosa dando as cores para a base branca das paredes e móveis.  É o mesmo que falamos na primeira imagem rosa e verde, mas com alguns complementos como o puff, a cortinha e os vasos.

Note que quando o foco da decoração são as almofadas decorativas, o resto do ambiente é claro e sem muita informação, é o que fica melhor.

Almofada decorativa sempre com móveis básicos
Almofada decorativa sempre com móveis básicos
Mais uma opção de móveis neutros e sem informação e almofadas coloridas e estampadas. Veja neste caso a mesinha lateral é completamente básica.












Almofadas decorativas  em varandas com bancos de madeira

Veja que a madeira, a palha e os tons bege combinam bem com almofadas decorativas.  Este ambiente é o máximo do aconchego, tem almofadas até no centro. Perfeito para dar um aconchego em uma varanda. 
Só cuidado, o banco de madeira não é muito confortável, então mesmo que você coloque muitas almofadas ele não ficará bem em uma sala com lareira ou televisão.


Olhem que lindo este banco, marrom escuro, com almofadas decorativas bem coloridas e ricas em estampas. Esta é uma ótima opção para dar um ar moderno e até POP para um  móvel antigo. Eu gosto desta mistura. Só acho que fica bom em ambientes maiores pois é um móvel "pesado" que mesmo pequeno, ocupa um espação.

Aqui um ambiente com almofadas decorativas perfeito para casa de campo ou praia. Veja que lindo.

Aqui uma varanda bem fofa, combina com uma sacada ou com um jardim de inverno. As almofadas decorativas vão dar a graça e o conforto ao ambiente.


Aqui as almofadas decorativas complementam o sofá rústico feito em bambu.


Olhem, a chita!!! São almofadas baratas, perfeitas para um ambiente externo, ou uma varanda em área aberta.

Ambientes rústicos como estes últimos são perfeitos para almofadas de crochê, já pensou em aplicá-las?
Vejam o post que falei só sobre almofadas de crochê e se inspire!

Almofadas decorativas tom sobre tom

Outra opção são as almofadas decorativas tom sobre tom, para quem não quer arriscar muito. Aqui, móveis brancos e detalhes em azul, o tom sobre tom facilita o uso de uma parede colorida, veja.


 Já este ambiente ficou meio apagadinho, vejam que o tom sobre tom dá um peso de informação menor que as almofadas coloridas que vimos acima, por isso dá para ousar mais e acrescentar outros pesos. Aqui, um móvel mais robusto ao fundo, uma parede com mais quadros e pratos, ou mesmo uma parede colorida. Até porque o ambiente é maior.


Já este é um ambiente menor, e as cores são tom sobre tom, mas mais quentes o que lhes dá mais presença. A complementação foi feita no contraste com o laranja e no adesivo de paredes.


Já este ambiente é mais intimista, veja tons rosa e bordô com cinza. Ambiente escuro, dá para usar no quarto, para quem gosta.


 Contrastando com o ambiente acima, estes que  puxam os tons lilás e rosa, mas com ambiente branco. Puxa para o estilo clássico e para o romântico.



Cores e mais cores nas almofadas decorativas

Agora é a vez das cores nas almofadas decorativas. Fundo branco e almofadas de muitas cores e estilos. Deixa o ambiente alegre e jovial. Veja que mais uma vez a maioria dos fundos são claros.




Agora se você é ousada e quer arriscar dê uma olhada nesta sala. Parede colorida, muitos objetos de decoração e almofadas decorativas coloridíssimas. Mas vejam que tem um bom espaço entre a prateleira superior e o sofá, para não saturar o ambiente.

Finalmente as almofadas decorativas vão ao quarto

Gente, adorei este quarto, veja que a poltrona se encaixa na cama e as almofadas ficam sobre as duas. Este ambiente é legal pois ele está bem fofo mas é bem barato de fazer. É um faça você mesmo, com poucos recursos que ficou bonito e não aquele enjambre que seguido vemos.
São duas camas box com almofadas grandes brancas fazendo o encosto do sofá e lençóis capas. Na parede 3 prateleiras e alguns quadrinhos coloridos. No centro uma mesinha para desenhar bem simples.


Por fim, esta combinação de almofadas e capa para completar a decoração.

E então, o que acharam? Gostaram das dicas para usar almofadas decorativas? 
Veja também o post de almofadas românticas.