"Você te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"

Festa Junina | Tudo que já falamos aqui no blog

Festa Junina

Tudo o que precisa saber para uma festa junina perfeita que agrade a você e a seus convidados. A festa é mais que tradicional e diverte a todos durante o inverno. Também é uma festa muito tradicional no Brasil. Uma das grandes vantagens da festa junina é que ela é super democrática, pode ser muito barata ou muito sofisticada, uma festa que se adapta a todos os bolsos e é comemorada em todos os estados do Brasil.








Origem da festa junina

Festa junina Fogueira
Festa junina Fogueira
A festa junina comemora três Santos, São João, São Pedro e Santo Antônio. Origína-se das festas pagãs de Solstício de verão (na Europa) e como aqui no Brasil nós imitamos a Europa por conta da colonização, acaba sendo uma festa de solstício de inverno. 
O principal ícone da festa junina é a fogueira, comum na comemoração em praticamente todos os países que fazem estas festas. Mas existem mais pontos característicos desta festa que vamos falar neste post.

Música de festa junina

Existem algumas músicas de festa junina bem tradicionais, mas os ritmos brasileiros acabam se misturando e criando uma festa tipicamente brasileira. O forró, o baião, o xote são destaque nas festas juninas do nordeste. No sul a música gaúcha se mistura às canções tipicamente juninas. No centro-oeste o sertanejo insere-se na festa. Mas o embalo das festas juninas fica sempre com as canções tradicionais de festa junina como: Capelinha de melão, Sonho de papel, Pula a fogueira, cai, cai, balão, Isto é lá com Santo Antônio.

Comidas de festa junina

Festa junina | Magali e Cascão by Maurício de Sousa
Festa junina | Magali e Cascão by Maurício de Sousa
A parte mais deliciosa da festa junina são as comidinhas e receitas típicas das festas. Cada região tem sua  peculiaridade. Nas regiões mais frias, destacam-se as comidas e bebidas quentes. Nas regiões mais quentes, os alimentos são típicos também. E por tratar-se de uma festa relacionada ao campo, os vegetais fazem parte da mesa sem medo.
Já falamos muito no blog sobre comidinhas juninas. Vejam alguns dos nossos posts:

Cupcake de Festa Junina: neste post você vê várias ideias para decorar cupcakes com temas de festa junina, e o legal deste post é que tem ideias bem fáceis de fazer para decorar o bolinho. Ah, também já  postamos uma receita fácil de cupcake. Confira!

Também já falamos de outras delícias: Pamonha, pé-de-Moleque e bolo de fubá.

Convite festa junina

Festa junina | Magali e Cebolinha by Maurício de Sousa
Festa junina | Magali e Cebolinha by Maurício de Sousa
O convite da festa junina sempre é de acordo com seu propósito. Se for uma festa pública, o convite é boca a boca, um fala para o outro. Mas há festas tão tradicionais que nem precisa de convite, são aquelas coisas típicas que todo mundo sabe.
Agora se a festa é particular, um convite faz um mimo aos amigos e dá um clima para sua festa. Um lindo convite pode aumentar a expectativa e fazer uma festa junina muito mais divertida.
Já fizemos um post sobre convites de festa junina, confira!

Brincadeiras de festa junina

Festa junina | Turma da Mônica by Maurício de Sousa
Festa junina | Turma da Mônica by Maurício de Sousa
As festas juninas ganham um caráter de quermesse e geralmente são promovidas por igrejas, escolas e comunidades. Assim, reúnem a família inteira e muitas crianças. E para alegrar as criança só mesmo um monte de brincadeiras.

Existem brincadeiras bem tradicionais das festas juninas e elas são bastante simples e despertam habilidades básicas nas crianças como pontaria, paciência, etc.

Vestido de festa junina

Por tratar-se de uma festa popular e caipira, os vestidos são bem coloridos, geralmente feitos de chita. As saias são na altura do joelho, ou no meio da canela. São rodadas para dar dinâmica ao movimento da caipira. Rendas, broderi e fitas fazem os detalhes. 

No cabelo vão flores ou um chapéu de palha enfeitado com fitas e flores.

Já falamos muito aqui no blog sobre as roupinhas e vestidos de festa junina. Veja o que já falamos:
Vestidos de Festa Junina
Vestido infantil de Festa Junina
Vestido de Caipira
Vestido de Noivas Caipira para festa junina

Enfeites para festa junina

Os enfeites de festa junina abrem um leque de possibilidades. São baratos e muito coloridos. Os elementos naturais como palha, legumes, madeira são fundamentais para trazer a ideia de roça. 
Fitas e elementos típicos ajudam a enfeitar a festa junina.

Também são tradicionais as bandeirinhas que são feitas de folha de revista e decoram todo o salão da festa. Até as comidinhas acabam se tornando belos enfeites de festa junina, basta decorar um pouquinho.

Decoração de Festa Junina

Festa junina | Mônica e Cebolinha by Maurício de Sousa
A decoração festa junina geralmente é feita por um grupo de pessoas e leva vários dias, isso promove a amizade e o trabalho em grupo, o que acaba dando um gostinho a mais nas festas juninas.
As bandeirinhas são feitas com a ajuda das crianças que precisam juntar várias revistas e recortar. Depois colar nos fios e só então pendurar no salão.

As mesas também são um espaço especial para a decoração da festa junina. Elas são coloridas e reúnem as delícias da festa.

Pronto, agora que você já conhece o essencial das festas juninas, pode se divertir lendo nossas postagens sobre festa junina e decidindo como vai ser a sua.