Como vender artesanato

Um assunto que toda artesã vive pensando é em como vender seus artesanatos. Sim, pois quando fazemos trabalhos manuais, nós presenteamos todas as pessoas que gostamos. Só que sempre tem um dia em que você já presenteou todo mundo com crochê, bordados, e artesanatos. Então você já não tem mais espaço na casa para guardá-los e usá-los. Aí chega o momento de tentar vender suas peças não é mesmo? Afinal um dinheirinho a mais sempre é bom.


Dicas de como vender artesanato 

1) Primeiro procure opções de fazer anuncio gratis das técnicas de artesanato que você produz. Procure jornais de seu bairro que tenham classificados.

2) Procure a associação de artesãos de sua cidade e veja se eles fazem feirinhas. Elas geralmente acontecem semanal ou mensalmente. Se preferir, reúna um grupo de amigas para participar da feirinha com você. Aí você não precisa fazer tantas peças e ainda tem amigas para compartilhar o tempo em que vai ficar na feirinha.

3) Procure lojas de decoração e armarinhos e veja se elas não tem interesse em expor suas peças de forma consignada. Detalhe, neste caso você terá que fazer um "preço de atacado", menor do que o que você vende direto ao consumidor final.

4) Faça cartões de visita e deixe em locais frequentados por mulheres como salões de beleza.

5) Reúna um grupo para expor os produtos na festa da cidade (toda cidade tem uma festa popular de alguma coisa).

6) Escolas, empresas e igrejas fazem feiras próximo às datas comemorativas como páscoa e natal. Tente conhecer as oportunidades. Quem sabe você encontra um canal de vendas para suas peças junto a uma dessas instituições.

Para finalizar, recomendo que você vá assistir algumas palestras do Sebrae. Eles tem palestras grátis sobre vendas, marketing e outros temas relacionados. Tem também alguns livros bem fáceis de ler e colocar em prática. E o melhor, são bem baratinhos. Vale a pena dar uma lida e se aprofundar na ideia de empreendedorismo. Assim você aprende a identificar oportunidades e transforma seu hobby em renda extra. Não e o máximo?