Escultura de Buda feita manualmente

Um dos produtos recém colocados na loja Arte de Fazer Artesanato foi o Buda de cerâmica feito completamente manual.

A técnica é modelagem em cerâmica, onde parte-se de um bloco de barro que é modelado aos poucos.Ao fim da escultura se deixa a peça secar um pouco para só então deixá-la oca. Este é um dos momentos mais críticos pois a escultura está pronta e será cortada ao meio para que o barro que está no centro seja removido. Esse processo é feito para que a peça não fique tão pesada e para que as chances de quebrá-la durante a queima sejam reduzidas.

Depois de oca as duas partes são juntadas novamente e coladas com um barro mais aguado.

O processo de secagem leva dias, deve ser feito aos poucos, na sombra. As partes mais finas (mãos, orelhas) são cobertas com plástico para que não sequem mais rápido que o resto da peça o que ocasionaria quebra. Depois de seca completamente o que leva 1 semana de tempo bom vem a queima.

A queima é feita em forno próprio para cerâmica. Graças a ela a peça ganha dureza suficiente e resitência a quebra. Algumas peças não resitem ao forno e racham ou mesmo se partem tendo que ser inutilizadas. As sobreviventes passam para o acabamento onde são lixadas com lixa fina, recebem pintura ou verniz.

Depois de todas essas etapas a escultura está pronta para ser comercializada. Pode-se dizer que o processo inteiro envolve uma adrenalina pois algumas vezes passamos 1 ou 2 semanas modelando uma peça e ela sai do forno quebrada.

Para nossa satisfação isso não ocorreu com o Buda que chegou ao final intacto.
Vejam o resultado:


Gostaram da peça?
Comente!
O produto pode ser adquirido em nossa loja virtual:
www.artedefazerartesanato.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por deixar sua mensagem.