Como fazer modelagem em EVA

Separei alguns vídeos de como fazer modelagem em EVA.

Modelagem 3D Bonecas fofucha


Voltas as Aulas - Ponteira de lápis parte 1

Ponteira parte 2

Modelagem em EVA

Estão surgindo trabalhos maravilhosos utilizando modelagem em EVA. Até pouco tempo atrás os artesanatos com esse material eram simples e não se destacavam muito, mas agora as peças estão ganhando vida com a criação de produtos em trÊs dimensões que encantam tanto em termos de beleza quanto precisão dos modelos.

Olhem essas peças:
Boneco de Neve

Branca de Neve by Tralalá Arte em EVA

Bonequinha by Lourdinha Moreira

Lembrança chá de Bebê By Lourdinha Moreira


Dentista by Rosana Menegueli

Boas opções para presentear não?

Como fazer um Móbile em feltro artesanal.

Olhem este sofisticado móbile em feltro. Uma ótima opção para decorar a casa dando um arsinho artesanal e sofisticado ao mesmo tempo. E para completar é super fácil de fazer. Dê uma olhada no passo a passo.


Material:
3 cores de feltro na altura que você irá fazer seu móbile;
Giz ou lápis para riscar;
Cola quente (preferencialmente) ou cola branca;
Cartolina para fazer o molde;
Agulha;
Linha de bordar;
Fio de nylon ou outro fio para pendurar.

Modo de Fazer
1) Recorte o molde na cartolina e corte 4 peças iguais em feltro. Você pode fazer as quatro peças na mesma cor ou usar tom sobre tom.
2)coloque uma peça sobre a outra e faça uma costura na vertical unindo todas as peças (prefira usar máquina de costura).

3)Recorte 2 tiras retangulares de feltro, uma de cada cor. Coloque uma sobre a outra e faça um rolinho (como um rocambole). Quando terminar costure a pontinha para o rolinho não abrir. A costura pode ser manual. Repita essa operação até ter 8 pecinhas destas.
4) Com a cola quente insira cada pecinha em um dos lados do móbile, conforme a foto acima.
5) Coloque um fio de nylon ou um fio dourado/prateado para pendurar o móbile.
Fotos e fonte:CraftZine. O Link apresenta mais detalhes do passo a passo deste móbile.
Baixe aqui o molde do móbile em feltro.

Decoupagem em havaianas

Se você visita sites de artesanato já deve ter se deparado com vários modelos super diferentes de Havaianas que não são encontrados nem nas lojas da própria Havaianas, não é mesmo?
Bem, trata-se da personalização das sandálias mais famosas do Brasil utilizando a decoupagem.
A técnica foi desenvolvida pela Elly Bolsas e parece ser infalível. O novo slogan das Havaianas será: Não deforma, não solta as tiras, não tem cheiro e tem a estampa que você quiser!

Material:
- 1 par de Havaianas;
- 1 pincel bem macio;
- Guardanapo com a estampa que você quiser;
- Cola para decoupagem;
- Squizz adesivo;
- Fita de cetim para as tiras.

Passo a passo:

Antes de tudo tire as tiras da sandália. Depois, retire as películas extras do guardanapo deixando apenas a estampa.
Aplique a cola para decoupagem no chinelo e espalhe uniformemente. Faça a colagem do guardanapo com cuidado para não rasgar.
Deixer secar muito bem, no mínimo por duas horas.
Depois da secagem aplique uma camada de squizz adesivo e deixe secar novamente. Esta secagem deve durar em torno de 4horas.
Depois disso faça o acabamento nas tiras da sandália com a fita de cetim. Refaça o furo na sandália para encaichar as fitas e está pronto. Segure sua ansiedade e espere 72horas antes de usar a sandália, para que não estrague. Depois disso pode até molhar seu chinelinho personalizado.

A Elly também comercializa a apostila do passo a passo com todos os detalhes e ela tem o Squizz para vender (este não é encontrado em todas as cidades). Podem contatá-la através do site: www.elyybolsas.com.br

Quando eu experimentar a técnica posto as fotos para vocês.

Decoupagem em MDF com guardanapo

Neste vídeo você encontrará o passo a passo de decoupagem em MDF utilizando guardanapo de papel.

Material:
Guardanapo com imagem da sua preferência;
Tesoura de ótima qualidade;
Cola para decoupagem ou cola gel ou ainda cola branca;
Peça de madeira com fundo branco;
Pincel aplicador.



O principal cuidado ao fazer decoupagem com guardanapo é para que ele não rasgue, os movimentos devem ser sempre bem lentos e delicados.

Decoupagem em MDF feita com papel

Neste vídeo você verá o passo a passo de como fazer decoupagem em MDF sem ser com guardanapos de papel. Com aqueles papeis estampados que você encontra nas papelarias.

A Artesã dá uma super dica para evitar bolhas e deixar o papel mais maleável: umedecê-lo com uma flanela molhada antes de fazer a aplicação.


Note que a artesã faz o acabamento com pintura manual, personalizando a estampa. Assim você garantirá peças exclusivas.

Aprenda a fazer decoupagem em tecido

Neste vídeo você verá o passo a passo para fazer decoupagem em tecido utilizando guardanapos de papel.

Materia necessário:

Tecido Base que pode ser uma camiseta, um pano de prato, bolsa, etc;
Guardanapo de papel com a imagem que você desejar;
Cola para Decoupagem em tecido;
Rolinho;
Pincel;
Ferro de passar roupa;
Pedaço de tecido para proteção da peça quando você for passa-la.

Veja como fazer:


Veja um exemplo de aplicação neste saco de papai Noel:

Neste caso fizemos a decoupagem em um pedaço de tecido de algodão que depois foi costurado no feltro vermelho. O acabamento pode ser feito com tinta relevo.

Artesanato em MDF - Pátina Dourada

O artesanato em mdf oferece inúmeras possibilidades de acabamento, dentre elas usamos a pátina dourada que dará à peça em madeira um visual metalizado e nobre. Pode ser utilizada em toda a peça como no porta jóia produzido pela Adriana ou em detalhes como no porta controle remoto produzido pela Tábata




Essa técnica também é muito utilizada em imagens sacras. como no anjo produzido pela Glória Luz

Materia necessário:
Pincel, purpurina dourada, lixa 120, goma laca.

Procedimento:

Misture a goma laca e a purpurina. Para cada 2 colheres de sopa cheias de goma laca usar 1 colher de chá de purpurina. Misturar até que a purpurina fique completamente dissolvida e a mistura homogênea.
Lixe a peça a ser pintada e depois limpe-a com um pano limpo.
Pinte a peça com uma cor base que pode ser branco ou bege, a peça deve ficar completamente coberta pela cor. Espere secar por 24h.
Pinte toda a peça com a mistura de goma laca e purpurina. Deixe secar bem (no mínimo 30min).
Lixe a peça delicadamente para dar o efeito envelhecido em algumas partes. Cuidado para não retirar completamente a purpurina.
O acabamento deve ser dado com cera ou verniz incolor sem brilho.

Pátina em MDF - renove a decoração

Nada melhor que a pátina para renovar a decoração e transformas aqueles velhos móveis em madeira que você já não aguenta mais em peças novinhas que serão o destaque da decoração.

A pátina pode ser feita em qualquer madeira, desde que esteja sem verniz. A primeira etapa é lixar toda a peça para nivelar a madeira (deixando-a lisinha) ou eliminar os acabamentos antigos. Móveis com verniz ou já pintados anteriormente darão muito mais trabalho nesta etapa. Caso prefira, peça para um mercineiro fazer o serviço pesado para você.

Se a peça estiver estragada, com arranhões profundos ou falhas na madeira vocÊ poderá arrumá-los com massa corrida. Depois de seca basta lixar e estará pronto para o acabamento.
Em seguida pinte o móvel/peça com a tinta que será a base da pátina. Esta cor aparecerá quando tirarmos o acabamento e dará o detalhe à peça. A pintura pode ser feita com rolinho e deverá seguir o sentido das fibras da madeira.
Após deixar secar completamente aplique cera incolor em pasta. Para essa aplicação você poderá usar uma estopa. Deixe secar completamente e só depois lustre levemente com um pedaço de pano de algodão. Cuide para não remover. Repita este procedimento 3 vezes.
Depois disso pinte a peça com a cor desejada que será a cor principal da peça. Passe mais uma mãe de cera e lustre levemente. Espere secar completamente por no mínimo 30 minutos.
Depois de seco risque a peça com bombril no sentido das fibras da madeira retirando o excesso de cor. Cuidado para retirar apenas a camada de cor desejada. Deixe secar por 24h, encere, lustre e faça o acabamento com verniz.
Antes de aplicar a técnica na peça definitiva treine em um pequeno pedaço de madeira para ver exatamente como o produto ficará pronto. Faça o trabalho primeiro na parte menos visível do móvel, para você ir adquirindo prática.

Caixinha Rosa

Olhem esta caixinha criada pela Cristina Bottallo. É confeccionada com pátina usando fundo rosa, decoupagem e detalhes em relevo muito interessantes.









Vocês podem conferir o passo a passo com todos os detalhes no site da Artista: Caixinha Rosa em MDF. Chamo a atenção para o detalhe em relevo onde ela usa o Relevo Incolor da Corfix em algumas partes da flor que foi colada na caixinha. Após secagem esses detalhes darão um efeito de relevo que parece bem interessante.

Fotos e passo a passo no site da Artista: Cristina Bottallo.

Artesanato em MDF - Caixinhas perfumadas

O MDF tornou-se um excelente aliado do artesanato. Dá para fazer tudo o que imaginarmos, desde pequenos chaveiros até utilitários para o lar ou mesmo móveis inteiros.
A madeira permite infinitas formas de acabamento, mas falaremos hoje de uma pouco convencional. É a mistura de pintura, tecidos e aromas.

A proposta é fazer uma caixinha perfumada que além de enfeitar deixará um cheirinho gostoso no ar. Escolha uma caixinha, pode ser qualquer tipo desde que a tampa seja lisa como a da foto comercializada no site Arte com MDF

Primeiro escolha a cor que você deseja para a caixinha, aí selecione uma tinta na cor e um tecido estampado na mesma tonalidade. Além da tinta e do tecido você precisará de manta acrílica e fitas para dar acabamento.

Pinte a caixa com a cor escolhida. Pode ser uma pintura lisa, sem detalhes pois o destaque da peça será a tampa enfeitada com tecido.

Após pinte a parte interna da tampa com a mesma cor de tinta.
Corte um pedaço de tecido que de para forrar a parte de cima e lateral da tampa.
Corte também um pedaço de manta acrílica do tamanho exato da tampa da caixa e cole-o na mesma.
Após, aplique cola nas laterais da caixa e forre-a com o tecido. Evite colocar cola na manta acrílica, dê preferência pela colagem apenas nas laterais. Nos cantos dobre o tecido como quando se forra cadernos, o que deixará o acabamento mais bonito.

Na borda da tampa, passe cola para o tecido não desfiar e enfeite com fita ou galão caso o acabamento não fique muito perfeito.
Ficará mais ou menos como esta peça produzida pela Flávia Nunes - do Blog Menina-Flor
Agora o mais importante, o cheirinho.
Compre a essência de sua preferência e aplique-a com uma seringa na manta acrílica. Lembre de usar o fixador também para que o cheirinho dure mais tempo. A essência pode combinar com a caixinha, no caso de exemplo poderia ser essência de rosas. Se for um presente de bebe pode ser lavanda ou cheirinho de bebê e assim por diante.

Arte em papel - Origami e Kirigame

Gostou de nosso blog?

Então conte para seus amigos:
A Cintia Mori me enviou um e-mail apresentando seus trabalhos com Origami e kirigame, também conhecido como origami arquitetônico, pop-up, cartão tridimensional ou engenharia do papel. Como seus trabalhos são de uma beleza incrível e sou apaixonada por essas técnicas, resolvi dividí-los com vocês.





Origami é uma técnica japonesa que reproduz objetos apenas com dobradura de papel. O interessante desta técnica é que não se usa tesoura ou cola. Todas as peças são produzidas apenas com dobradura. Em alguns casos são feitas várias pecinhas separadas que depois são unidas uma nas outras fazendo a compozição. Mesmo assim, a união deve ser feita sem colagem, apenas com o encaixe das peças.
Para saber mais: ORIGAMI

Já o Kirigami, também japonês, envolve dobradura de papel e recorte permitindo a criação de peças em três dimensões. Esta técnica permite, dentre outros, a criação de cartões divinos pois o efeito 3D encanta qualquer presenteado. Para saber mais: KIRIGAMI

Os trabalhos da Cíntia podem ser conferidos em seu site: www.atelierkami.com
Gostou de nosso blog?

Então conte para seus amigos: