Pátina em MDF - renove a decoração

Nada melhor que a pátina para renovar a decoração e transformas aqueles velhos móveis em madeira que você já não aguenta mais em peças novinhas que serão o destaque da decoração.

A pátina pode ser feita em qualquer madeira, desde que esteja sem verniz. A primeira etapa é lixar toda a peça para nivelar a madeira (deixando-a lisinha) ou eliminar os acabamentos antigos. Móveis com verniz ou já pintados anteriormente darão muito mais trabalho nesta etapa. Caso prefira, peça para um mercineiro fazer o serviço pesado para você.

Se a peça estiver estragada, com arranhões profundos ou falhas na madeira vocÊ poderá arrumá-los com massa corrida. Depois de seca basta lixar e estará pronto para o acabamento.
Em seguida pinte o móvel/peça com a tinta que será a base da pátina. Esta cor aparecerá quando tirarmos o acabamento e dará o detalhe à peça. A pintura pode ser feita com rolinho e deverá seguir o sentido das fibras da madeira.
Após deixar secar completamente aplique cera incolor em pasta. Para essa aplicação você poderá usar uma estopa. Deixe secar completamente e só depois lustre levemente com um pedaço de pano de algodão. Cuide para não remover. Repita este procedimento 3 vezes.
Depois disso pinte a peça com a cor desejada que será a cor principal da peça. Passe mais uma mãe de cera e lustre levemente. Espere secar completamente por no mínimo 30 minutos.
Depois de seco risque a peça com bombril no sentido das fibras da madeira retirando o excesso de cor. Cuidado para retirar apenas a camada de cor desejada. Deixe secar por 24h, encere, lustre e faça o acabamento com verniz.
Antes de aplicar a técnica na peça definitiva treine em um pequeno pedaço de madeira para ver exatamente como o produto ficará pronto. Faça o trabalho primeiro na parte menos visível do móvel, para você ir adquirindo prática.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por deixar sua mensagem.